Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Opinião

Verão com gelados saudáveis

O verão está aí, as férias na praia, na piscina ou no campo vão começar e os gelados, para nos refrescar num dia de muito calor, também!

Existem vários tipos de gelado: o gelado de leite, de nata, de aromas, de fruta, de água, o sorvete ou o gelado Light (aquele que apresenta uma redução de 30% do seu teor calórico original. Do ponto de vista nutricional, a maioria dos gelados é rica em açúcares. No entanto, a indústria de gelados tem vindo a preocupar-se em melhorar o valor nutricional através da redução do teor de gordura e de açúcares, principalmente na gama dos produtos destinados às crianças, tendo como base as linhas de orientação da Organização Mundial de Saúde.

Nos gelados de leite ou de natas, o teor proteico é considerável e de elevado valor biológico. Dos minerais presentes, destacam-se o cálcio, o fósforo, o sódio, o potássio e o magnésio e, entre as vitaminas, B1, B2, B3, A e D.

Ainda assim, os gelados podem ser também uma fonte de gordura e de calorias extra. Consoante o tamanho e a composição, os gelados podem contribuir para o aumento de peso no verão. Se analisarmos à lupa o rótulo de um gelado e de um iogurte de aroma, por exemplo, o iogurte tem aproximadamente 1,5 gramas(g) de gordura e 10g de açúcar e um gelado pode ter aproximadamente 20g de gordura e 25g de açúcar em 100g de produto.

Se na sua composição ainda encontrarmos amendoins, amêndoas, caramelo, bolacha, caramelo e chocolate o valor calórico do gelado será ainda mais elevado.

No entanto, os gelados podem ser integrados num estilo de vida saudável e numa alimentação equilibrada e consciente. Para que isso aconteça, a leitura dos rótulos dos gelados é obrigatória, assim como a sua escolha deverá ser bem pensada e ponderada.

Para os amantes de gelado que preferem arriscar-se na cozinha e confecionar os seus próprios gelados, aqui fica uma receita bem fresquinha e mais saudável.

Gelado de banana e manteiga de amendoim

Ingredientes (4 porções):

  • 3 iogurtes de 125g de aroma a banana
  • 1 banana madura
  • 2 colheres de sopa rasas de manteiga de 100% amendoim
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó (opcional)

Preparação:

  1. Triturar todos os ingredientes num robô de cozinha ou processador de alimentos;
  2. Colocar numa única forma ou em formas individuais para gelado;
  3. Deixar no congelador pelo menos 2 horas ou de um dia para o outro;
  4. Servir em bolas utilizando o utensilio próprio para bolas de gelado ou desenformar as formas individuais, passando primeiro por água morna e depois puxando delicadamente.

Nota: Experimente, também, alterar o aroma do iogurte e variar a fruta!

       Ana Carolina Canelas
Nutricionista, Farmácias Holon

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.