Edição: 262

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/9/29

Pedro Adão e Silva estará presente no dia 17 de setembro

Ministro da Cultura participa este sábado na reabertura do Museu Municipal da Azambuja

Pedro Adão e Silva

Após a realização de vários trabalhos de requalificação, o Museu Municipal de Azambuja, localizado no Páteo do Valverde, vai reabrir as portas ao público este sábado, dia 17 de setembro, pelas 11h, numa cerimónia que terá como convidado de honra o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

O museu, que tem como patrono o etnógrafo autodidata Sebastião Mateus Arenque, foi alvo de uma profunda obra de remodelação e modernização. Inicialmente, foi efetuado um trabalho essencial para conservação das madeiras de toda a cobertura do edifício. De seguida, foi feita uma grande intervenção ao nível do conceito museográfico do espaço e do espólio, renovando a forma de apresentação dos documentos e objetos, com forte recurso à ilustração e, também, às tecnologias audiovisuais proporcionando uma maior interatividade com o visitante.

O secador de arroz ali existente continuará a ser o ex-libris do Museu Municipal de Azambuja. De acordo com vários especialistas, é o único em Portugal tão completo e bem conservado e, nesta nova vida do museu, será possível simular o processo de secagem do arroz com o apoio de imagens digitais e até de uma máquina de fumo.

Oportunamente, o Município de Azambuja divulgará o horário de funcionamento do Museu Sebastião Mateus Arenque.

    Fonte: JB|DCI|CMA

 

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.