Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Iniciativa das Jornadas Parlamentares do PS decorreu no distrito de Leiria

Deputados do PS aplaudem a abertura da Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos em Alcobaça

Parlamentares do PS com membros da administração do Centro Hospitalar de Leiria

O Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) recebeu no dia 12 de setembro a visita de um grupo de deputados parlamentares do Partido Socialista (PS) à Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos (UICP) no Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), no âmbito das Jornadas Parlamentares do PS, que decorreram no distrito de Leiria entre os dias 11 e 13 de setembro.

Antes da visita à Unidade foi realizada uma reunião com o Conselho de Administração, que se iniciou com a apresentação da UICP pela diretora do Serviço de Cuidados Paliativos, Catarina Faria, com uma breve caracterização do Serviço, a explicação do funcionamento da Unidade com a sua equipa diferenciada de profissionais, terminando com a partilha de algumas histórias de doentes que já ali passaram. A diretora do Serviço terminou a sua intervenção salientando que a curto prazo espera conseguir criar a equipa comunitária para prestação de cuidados paliativos no domicílio.

Licínio de Carvalho, presidente do CA do CHL, prosseguiu a reunião, destacando a evolução do HABLO desde 2013, ano em que integrou o centro hospitalar, com um investimento na ordem dos 2,4 milhões de euros na melhoria e reabilitação de infraestruturas e de serviços. O presidente do CA sublinhou ainda algumas dificuldades sentidas, nomeadamente as limitações nas áreas assistenciais, com a falta de recursos médicos, na resposta à grande procura dos serviços do CHL, tendo em conta a sua área de influência com mais de 400 mil utentes de oito concelhos.

«Este centro hospitalar tem tido muitos combates, mas temos conseguido fazer o que é possível com a dedicação dos nossos profissionais, o que é muito gratificante», frisou Licínio de Carvalho, destacando ainda “o nível elevado de produtividade, com os números recorde da atividade assistencial da instituição registados em 2021, em consultas e cirurgias realizadas.”

Maria Antónia Santos, vice-presidente da Comissão Parlamentar de Saúde, sublinhou que, «enquanto deputados, é muito importante fazer visitas ao terreno e ouvir de viva voz o que se faz. Estas visitas dão-nos mais capacidade para podermos exercer melhor a nossa função».

Dirigindo-se em especial aos membros do CHL presentes, a deputada reconheceu o mérito de terem conseguido abrir esta Unidade: “É um feito que temos de assinalar, porque não é muito normal no meio de uma pandemia conseguir “concretizar um sonho. Já têm a nossa admiração e o nosso agradecimento. Bem sei que se deparam com muitos problemas mas tenho esperança que possamos inverter esta situação e que mais profissionais possam juntar-se a vós para trabalhar numa área tão nobre como é a dos Cuidados Paliativos.»

Finda a reunião, o grupo de deputados fez uma breve visita à Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.