Edição: 264

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/11/27

Leiria

GNR deteta derrame de nafta altamente poluente em afluente do rio Lis

Imagem do derrame de nafta para a Ribeira do Vale da Raposeira

O Comando Territorial de Leiria da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Leiria, detetou esta quinta-feira, dia 15 de setembro, um derrame de nafta, um componente derivado do petróleo e altamente poluente, para a Ribeira do Vale da Raposeira, afluente do rio Lis, no concelho de Leiria.

No seguimento de uma denúncia por derrame de nafta para a linha de água, os militares da Guarda desenvolveram diversas diligências policiais que permitiram confirmar o derrame da substância.

Da ação policial resultou a elaboração de um auto de  contraordenação por descarga de águas residuais para os recursos hídricos, punível com uma coima no valor máximo de 240 mil euros.

A Guarda Nacional Republicana, consciente da importância dos recursos hídricos na qualidade de vida das populações, encontra-se fortemente empenhada no sentido de sensibilizar e zelar pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares referentes à conservação e proteção da natureza e do ambiente. A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) com um funcionamento permanente, constituiu-se como uma ferramenta de sucesso ao serviço do cidadão, quer na denúncia das infrações ambientais ou no esclarecimento de dúvidas ambientais.

      Fonte: CTL|GNR

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.