Edição: 262

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/9/29

CIMRL integra 10 municípios

Rede de transportes públicos de passageiros reforçada na Região de Leiria com arranque do ano letivo

Com o arranque do período escolar, a partir desta semana, entrou novamente em vigor, nos 10 municípios da Região de Leiria, a rede de serviços essenciais de transporte, adequados às necessidades reais da comunidade escolar e da população em geral.

A rede sub-regional de Leiria conta, desde esta terça-feira, dia 13 de setembro, com um total de 115 autocarros, disponibilizados por 5 operadores, que irão percorrer, aproximadamente, 17 mil quilómetros, passar em cerca de 1300 localidades e transportar perto de 6500 alunos, tudo isto num único dia. A esta rede juntam-se ainda as redes urbanas das cidades de Leiria, Marinha Grande e Pombal.

Face ao período antes da pandemia de 2018/2019, a rede de transportes disponibilizada para o ano letivo de 2022/2023 é reforçada com novas circulações, sendo objetivo que esta rede de serviços essenciais de transporte público escolar corresponda às necessidades dos alunos e possa ampliar a oferta aos cidadãos em geral.

Note-se ainda que, ao nível do financiamento intermunicipal e comparticipação dos municípios, no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), no ano transato de 2021, foram apoiados 47.587 passes da rede de transportes públicos, que beneficiaram da redução ou isenção tarifária.

O total de encargos com o financiamento do Serviço Público de Transportes Passageiros em 2021, que mobilizaram transferência de verbas da CIM da Região de Leiria e verbas municipais, ascendeu a 2,8 milhões de euros. Deste total, 25% dizem respeito à compensação dos operadores pela redução tarifária e 75% ao défice de exploração dos serviços essenciais.

No mesmo período, o sistema de transportes públicos da Região de Leiria beneficiou ainda do apoio do Fundo Ambiental que transferiu o montante 920 mil euros.

A CIM Região de Leiria, que integra os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, faz um forte apelo à utilização dos transportes públicos coletivos, e assume como objetivo prioritário reforçar esta opção de mobilidade mais sustentável, com o reforço da oferta e melhorias do serviço.

     Fonte: CIMRL

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.