Edição: 263

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/10/5

Dinamizada pela empresa HappyCode

Freguesia de Meirinhas cria Academia de Programação Informática de Meirinhas

Cartaz

A Academia de Programação Informática de Meirinhas abrirá as sua portas no dia 1 de outubro no Centro de Ocupação à Juventude instalado na antiga escola primária de Meirinhas. Esta academia, dirigida a jovens dos 10 aos 18 anos, funcionará semanalmente aos sábados de manhã e será dinamizada pela empresa HappyCode. A propina mensal será de 25€, sendo que o 2º filho inscrito terá um desconto de 50% e o 3º filho inscrito terá um desconto de 100% do valor da propina.

Esta academia pretende desenvolver nos jovens da Freguesia das Meirinhas competências altitudinais, tais como o pensamento crítico, a criatividade, a comunicação e a colaboração;

  • Desenvolver um maior gosto pelas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) por parte da população escolar, influenciando positivamente escolhas futuras em termos de carreira;
  • Contribuir para uma maior escolha dos elementos do sexo feminino pelas áreas tecnológicas;
  • Promover a Freguesia das Meirinhas e as suas potencialidades junto da população infantil da região e da restante comunidade;
  • Contribuir para uma maior aculturação das escolas da necessidade do foco do currículo nas áreas tecnológicas.

O projeto consiste no desenvolvimento de competências em crianças da Freguesia das Meirinhas através do ensino da programação informática e de ferramentas básicas de literacia digital, dotando-as assim de ferramentas essenciais para o mundo atual, impactando positivamente no sucesso escolar destes alunos.

Este projeto abrangerá crianças e jovens dos 8 aos 18 anos. Estes alunos aprenderão a programar através do currículo Happy Code e com a orientação de professores Happy Code. Em cada um dos semestres em que se divide o curso serão realizados projetos guiados e autónomos, tendo lugar no final do ano a apresentação pública com a presença da comunidade.

Para a Junta de Freguesia de Meirinhas, a ocupação dos tempos livres de jovens, aliada à sua capacitação nas áreas do digital, concorre para uma melhor perceção da sociedade e do desenvolvimento e para os novos paradigmas de relacionamento.

Esta Academia de Programação Informática, é mais uma importante iniciativa de dinamização do Centro de Ocupação à Juventude existente nas instalações da antiga Escola Primária, bem como da inclusão da juventude na prioridade da ação da freguesia, a para com a Jovem Presidente da Junta de Meirinhas e com as várias parcerias com o IPDJ na dinamização de projetos de ocupação de tempos livres, entre outras iniciativas.

A reputação de qualidade dos projetos e currículos da HappyCode (que mantém um conjunto de turmas em vários concelhos da região centro), sempre com elevadas taxas de participação e com uma reconhecida reputabilidade, reforçam o nível distintivo da Academia de Programação Informática de Meirinhas.

   Fonte: JF|Meirinhas

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Ainda não há comentários nenhuns.