Edição: 264

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/11/27

Caldas da Rainha, Óbidos e Leiria associam-se ao Dia Mundial do Turismo

Turismo do Centro promove visita de jornalistas e bloggers às cinco Cidades Criativas do Centro

Cartaz

O Turismo Centro de Portugal (TCP) vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora a 27 de setembro, com uma série de iniciativas na região. O foco estará na criatividade, de braço dado com a sustentabilidade.

A Organização Mundial do Turismo escolheu “Repensar o Turismo” como tema deste ano do Dia Mundial do Turismo. Com este mote, pretende “colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar e reunir todos, desde governos e empresas até comunidades locais, em torno de uma visão partilhada para um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente”.

Partindo desta premissa, o Turismo Centro de Portugal vai mostrar nos próximos dias que a criatividade está intimamente ligada com a sustentabilidade dos territórios. Como refere Pedro Machado, presidente do TCP, “repensar o Turismo é pôr a criatividade ao serviço das populações. É fundamental que todos os agentes da atividade turística, em conjunto, assumam que o Turismo de nada serve se não contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações e tornem assim esta atividade ainda mais aliciante e geradora de desenvolvimento”.

As principais iniciativas a realizar nos próximos dias têm como alvo a promoção dos cinco destinos da região Centro de Portugal que integram a Rede das Cidades Criativas da UNESCO – uma rede exclusiva, que distingue as melhores práticas criativas e que reconhece a importância da criatividade para tornar as nossas vidas mais completas.

Assim, o TCP irá promover uma visita de jornalistas e bloggers às cinco Cidades Criativas do Centro de Portugal: Caldas da Rainha (Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares), Óbidos (Cidade Criativa da Literatura), Covilhã (Cidade Criativa do Design) e Idanha-a-Nova e Leiria (ambas Cidades Criativas da Música). A visita inclui a cidade de Aveiro, por ser a única cidade do Centro de Portugal finalista nas candidaturas a Capital Europeia da Cultura em 2027. São destinos que, cada um à sua maneira, apresentam argumentos que justificam visitas prolongadas, por roteiros criativos que convidam ao usufruto de experiências diversificadas e que não deixam ninguém indiferente.

Paralelamente, vai ser lançado, na semana em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, o Guia “Cidades Criativas do Centro de Portugal”. Este guia, a ser distribuído por um jornal nacional, tem como eixo central a promoção dos cinco destinos criativos.

O Dia do Turismo irá também ser promovido, de várias formas, nas plataformas online do TCP, nomeadamente o seu site e as suas páginas nas redes sociais.

Outra iniciativa em curso, e que se insere no desafio de “repensar o Turismo”, é a co-criação do “Manifesto para o Turismo Sustentável do Centro de Portugal”. Prestes a ser apresentado, este manifesto assume-se como uma declaração formal que transmite as intenções, a visão e as ações que o TCP quer ver aplicadas no território. O manifesto resulta do Projeto do Centro Sustentável, que pretende afirmar o Centro de Portugal como um território sustentável, valorizando a sua autenticidade e a sua diversidade.

A segunda etapa do projeto está também já em curso. Trata-se da elaboração do Diagnóstico de Sustentabilidade, que dá voz aos que habitam e trabalham no Centro de Portugal. Este diagnóstico irá posteriormente dar origem ao Plano de Ação para a Sustentabilidade do Centro de Portugal 2030, uma terceira etapa mais estratégica e na qual já colaboram as Comunidades Intermunicipais e os Municípios da região.

Por fim, é de destacar que o TCP irá participar na VI Cimeira do Turismo Português, que se realiza no dia 27, em Lisboa. Organizado pela Confederação do Turismo de Portugal, a Cimeira do Turismo tem como tema “O Turismo e o Novo Mundo”. Neste encontro, as principais figuras do Estado português e um vasto conjunto de oradores nacionais e internacionais, privados e públicos, vão debater de que forma o Turismo se deve adaptar à nova realidade que hoje vivemos.

Sobre o Turismo Centro de Portugal

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

     Fonte: TCP e PV

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.