Edição: 264

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/11/30

No Centro de Artes e Criatividade

Torres Vedras recebe Tertúlia Bordaliana "O Carnaval nos Periódicos Humorísticos de Rafael Bordalo Pinheiro"

Ilustração de Rafael Bordalo Pinheiro

Associadas à exposição temporária “A “Mascarada Política” – O Carnaval na Obra de Rafael Bordalo Pinheiro (1870-1905)” patente no Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras a partir de dia 29 de setembro 2022 até 5 de fevereiro de 2023, as Tertúlias Bordalianas pretendem dar a conhecer um pouco mais sobre a vida e obra do autor.

A primeira tertúlia realiza-se no dia 29 de setembro às 19h, após a inauguração da exposição temporária “A “Mascarada Política” – O Carnaval na obra de Rafael Bordalo Pinheiro (1870-1905)”.

Recriando um ambiente de época com vinhos e petiscos, estas tertúlias terão palco na Foliateca, cafetaria do CAC.

“O Carnaval nos periódicos humorísticos de Rafael Bordalo Pinheiro (1870-1905)” é a primeira tertúlia que se realiza no dia 29 de setembro após a inauguração da exposição, que terá como orador Álvaro Costa de Matos, curador da nova exposição temporária.

Álvaro Costa de Matos é licenciado em História, pós-graduado em História Regional e Local e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Investigador do Instituto de Comunicação da NOVA/FCSH e do Pólo “História, Territórios e Comunidades” na NOVA/FCSH do Centro de Ecologia Funcional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Professor na Católica Lisbon School of Business & Economics da Universidade Católica Portuguesa e assessor do Diretor Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.

Autor de várias obras, capítulos, artigos e verbetes publicados em livros, actas de colóquios, dicionários e revistas de história e jornalismo, tendo realizado, ao longo da sua vida académica e científica, dezenas de conferências em congressos nacionais e internacionais. Colaborador regular das revistas Jornalismo & Jornalistas, História e Media e Jornalismo. Colaborador quinzenal do jornal Badaladas (coluna “Tempo Presente”).

Áreas de investigação como historiador: História Política Contemporânea, História do Jornalismo, dos Jornais e dos Jornalistas, História da Imprensa Periódica e da Censura, História da Caricatura, do Desenho Satírico e Humorístico.

Sobre o assunto de que vai falar nesta tertúlia publicou: A Rolha, Bordalo. Política e Imprensa na Obra Humorística de Rafael Bordalo Pinheiro. Catálogo da exposição. Lisboa: CML – Hemeroteca Municipal de Lisboa, 2005; “O Jogo da Política Moderna!” – Desenho Humorístico e Caricatura na I República, in Arte e Sociedade. Actas das Conferências. Lisboa: Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 2011, pp. 118-135; “A Rolha… Política, censura e imprensa na obra humorística de Rafael Bordalo Pinheiro”, in JJ – Jornalismo & Jornalistas. Lisboa: N.º 52 (2012), pp. 50-64; “Rodrigues Sampaio no lápis de Bordalo Pinheiro”, in JJ – Jornalismo & Jornalistas. Lisboa: N.º 56 (2013), pp. 46-64; “Imprensa Humorística”, in Maria Fernanda Rollo (coord.), Dicionário de História da I República e do Republicanismo. Vol. 2. Lisboa: Assembleia da República, 2014, pp. 375-383.

     Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.