Edição: 264

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/11/30

Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) é parceira oficial da maior iniciativa nacional para prevenir a doença crónica mais prevalente na infância

Maçã de Alcobaça junta-se ao projeto “Heróis da Fruta" no combate à obesidade infantil

A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) assinou, no dia 21 de setembro, um acordo de parceria com a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) para se juntar oficialmente à maior iniciativa portuguesa de educação para a saúde “Heróis da Fruta” que desde 2011 já melhorou os hábitos alimentares diários de meio milhão de crianças.

Para assinalar o arranque desta parceria foi lançada a campanha gamificada “Há Vida No Pomar” na app Heróis da Fruta disponível gratuitamente para smartphones e que inclui uma coleção de 60 cartas digitais com centenas de curiosidades lúdico-pedagógicas inspiradas na biodiversidade da fauna e flora que se pode encontrar nos pomares certificados de Maçã de Alcobaça IGP devido ao seu modo de produção sustentável e ambientalmente responsável.

Para completar a nova coleção de cartas “Há Vida No Pomar”, desenvolvida pelos estúdios ONTOP, as famílias são convidadas a sair de casa e procurar no “mapa do tesouro” dentro da app Heróis da Fruta, os baús mais próximos de si presentes em cartazes afixados em mais de 70 municípios parceiros da iniciativa. Também haverá baús à solta nas redes sociais da Maçã de Alcobaça e dos Heróis da Fruta todas as semanas.

Cada baú contém uma saqueta escondida com cartas, que é revelada quando lhe é apontada a câmara do smartphone através da app Heróis da Fruta.

Todas as saquetas abertas pelos jogadores valem pontos e há prémios para quem chegar aos primeiros lugares do TOP Maçã até 21 de dezembro: os três primeiros lugares recebem uma máquina fotográfica de revelação instantânea e até ao 200º lugar ganham lancheiras térmicas.

Mário Silva, presidente da APCOI, explica que a nova parceria vai muito além desta campanha com a app Heróis da Fruta e permitirá distribuir gratuitamente, já este ano letivo, maçãs de alcobaça a mais de cinco mil alunos nas escolas.

A propósito deste lançamento, o Presidente da Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça, Jorge Soares refere que “a Maçã de Alcobaça orgulha-se de oficializar publicamente a sua parceria com a APCOI e com o projeto Heróis da Fruta para ajudar a melhorar os hábitos alimentares das crianças portuguesas e contribuir assim para que cresçam mais felizes e saudáveis”.

A campanha “Há Vida No Pomar lançada na app Heróis da Fruta integra o projeto da APMA Vita Maçã, da medida do PDR2020, 10.2.1.5 – Promoção de produtos de qualidade locais.

Sobre a APMA

A Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) é a entidade gestora da Indicação Geográfica Protegida (IGP) “Maçã de Alcobaça”. Fundada a 26 de Janeiro de 2001, com sede em Óbidos e constituída por 22 associados, empresas e organizações de produtores que produzem Maçã de Alcobaça IGP.

Sobre a APCOI

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2010 por famílias preocupadas em prevenir o Obesidade Infantil, uma doença que afeta uma em cada três crianças e que aumenta o risco de desenvolver outras patologias como diabetes, hipertensão ou cancro.

Sobre a ONTOP

ONTOP é um estúdio 100% português que desenvolve jogos em realidade aumentada para múltiplos utilizadores, misturando videojogos e desporto. Fundada em 2018, a equipa ONTOP tem arrecadado múltiplos prémios e lançado diversos jogos para o mercado como Heróis da Fruta, Ghostbusters: scARe e recentemente, ARcade Sports.

  Fonte: APCOI e APMA

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.