Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/18

Marinha Grande

Sindicato Vidreiro apresenta livro “Quando amanhecerá, camaradas? – Documentos do 18 de janeiro de 1934”

Capa do livro

É já dia 30 de setembro (sexta-feira) que será lançado na Marinha Grande, pelas 15h00, na Galeria Jorge Martins do Sport Operário Marinhense, o livro “Quando amanhecerá, camaradas? – Documentos do 18 de janeiro de 1934”, editado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira, da Marinha Grande, e produzido pela Hora de ler, de Leiria.

Este livro – que fixa e expande a recolha documental comunicada através da exposição “Quando amanhecerá, camaradas?”(inaugurada no âmbito das comemorações do 18 de janeiro na Marinha Grande em 2019, no foyer da Casa da Cultura – Teatro Stephens, por iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira) – foi concebido no sentido de proporcionar acesso facilitado a uma diversidade de fontes históricas sobre o levantamento de 1934.

Os traços deixados no registo escrito por esta revolta operária traduzem-se em materiais de três tipos: documentos sindicais e outros registos feitos pelos participantes, no momento ou posteriormente, incluindo através da imprensa clandestina; documentos policiais e outros da administração pública; e a imprensa legal (tanto as peças publicadas como os cortes da Censura).

Tudo isso e intervenções de ex-dirigentes sindicais e de alguns investigadores constituem a essência deste livro que é da responsabilidade do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira, da Marinha Grande.

  Fonte: Hora de Ler

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.