Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Abrantes

Jorge Andrade e Ricardo Alves partilharam experiências desportivas no workshop “Preparar o atleta do futuro”

Oradores e organizadores presentes no encontro

A celebrar a sua 20ª edição, o workshop “Preparar o atleta do futuro”, organizado pelo Município de Abrantes desde 2011, realizou-se esta quinta-feira, 29 de setembro, no edifício Pirâmide, em Abrantes, com as intervenções do ex-futebolista Jorge Andrade que representou, entre outros, o Futebol Clube do Porto e a Juventus F.C., e do abrantino Ricardo Alves, que se destacou como um dos melhores velocistas nacionais, ao serviço do Tramagal Sport União e Sporting Clube de Portugal.

Perante uma plateia de 70 participantes, o workshop “Preparar o atleta do futuro” teve início com a intervenção do vereador Luís Dias que destacou a importância deste ciclo bianual de formações na qualificação contínua dos diferentes agentes desportivos e que tem contado, ao longo dos anos, com a presença de preletores, das mais diversas modalidades, coordenadores técnicos, dirigentes federativos, treinadores, selecionadores, atletas, ex-atletas, campeões olímpicos e campeões nacionais.

Nesta 20ª edição, Ricardo Alves foi o primeiro a intervir, abordando “A vida dentro e fora de pista” onde recordou o seu quotidiano, em adolescente, que começava antes das 7h da manhã para ir treinar atletismo, ir para as aulas e ainda conciliar com o treino de futebol no C.A.D.E – Clube Amador de Desportos do Entroncamento. Foi internacional nas modalidades de atletismo e futebol, tendo representado a Seleção Nacional de Futebol Sub-16.

No ano 2000, bateu o recorde nacional júnior dos 100 metros, ao percorrer a distância em 10,39s, recorde que ainda hoje, mais de 20 anos depois, ainda não foi batido. Nessa temporada de 2000, foi Campeão de Portugal nos 100 e 200m e obteve um excelente 6º lugar nos 100 m do Mundial de Juniores, que se disputou em Santiago do Chile, onde também correu os 200 m. Apelidado como o “Furacão do Tramagal”, em 2000 foi distinguido com o prémio “Revelação” da revista “Atletismo”.

“Percurso de uma vida” foi o tema da intervenção de Jorge Andrade, ex-futebolista português, que começou como jogador numa temporada em que o Estrela da Amadora conquistou a sua melhor posição de sempre: o 7º lugar no campeonato nacional (1997/98). Jorge Andrade falou da sua experiência com o treinador Fernando Santos, da sua passagem pelo Futebol Clube do Porto, da sua participação no Mundial da Coreia e como jogador do clube galego Deportivo de La Coruña e da Juventus. Jorge Andrade serviu a Seleção Portuguesa na Copa do Mundo de 2002 e no Euro 2004.

Atualmente, Jorge Andrade possui o título de treinador UEFA Pro, pertence à estrutura do Estrela da Amadora e é comentador desportivo na RTP

A 20ª edição do workshop “Preparar o atleta do futuro” teve como moderador o jornalista Mário Rui Fonseca.

Este workshop, que é certificado com a Bandeira de Ética do Instituto Português do Desporto e da Juventude desde 2011, conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Nas 19 edições anteriores, o workshop abordou várias temáticas relevantes como:  desenvolvimento desportivo; desafios para a alta competição; ser treinador – conceitos; condutas e orientações; jogar à bola ou jogar futebol; treino do jovem atleta; coordenação técnica de um clube; relacionamento com os pais; especialização desportiva; violência no desporto; especialização desportiva, bullying no desporto, entre outros.

     Fonte: GV|DC|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.