Edição: 264

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/11/26

Iniciativa promovida pelo Arte Institute no âmbito do projeto Arte Box

Município de Alcobaça promove artistas e empresas do concelho no Aeroporto de Lisboa

A partir do dia 7 de outubro e até 7 de abril de 2023, estarão expostos no Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa) um conjunto de trabalhos de 7 artistas plásticos e de 5 empresas de cerâmica do concelho de Alcobaça.

A iniciativa, que conta com o apoio do Município de Alcobaça, é promovida pelo Arte Institute no âmbito do projeto Arte Box cujo objetivo é dar a conhecer a marca Portugal ao mundo, trazendo a cultura e os seus elementos artísticos a locais por onde passam pessoas de todos os pontos do globo e onde se cruzam nacionalidades, perspetivas e experiências diferentes, perante cada obra.

Durante um período de 3 meses, estarão instalados no Aeroporto de Lisboa um conjunto de expositores que irão exibir de forma rotativa trabalhos de artistas emergentes e consagrados do concelho, nomeadamente: Carolina Correia, Cheila Peças, Gabriel e Gilberto Colaço, José Aurélio, Luis Plácido Costa e Thierry Ferreira

Findo este primeiro ciclo, iniciar-se-á uma nova ronda na qual estarão em destaque peças de cerâmica criadas pelas empresas: António Rosa, Arfai – Ceramics, Cerâmirupe, Jomazé e S.Bernardo PP& A.

“Este projeto reflete a nossa missão de valorização do nome de Alcobaça. Os artistas e as empresas que irão participar no Arte Box têm aqui uma oportunidade para se evidenciar numa iniciativa que faz do Aeroporto de Lisboa uma verdadeira galeria de arte, visitada por milhões de passageiros oriundos de todo o mundo. A excelência do concelho de Alcobaça, comprovada nos mais variados domínios, ganhará seguramente uma escala global”, afirma o Presidente Hermínio Rodrigues.

     Sobre o Arte Institute

O Arte Institute, sediado em Nova Iorque, cuja missão é promover a cultura portuguesa contemporânea em todo o mundo, apresenta o novo projeto Arte Box, que expõe obras de artistas portugueses no Aeroporto Humberto Delgado e no Aeroporto Internacional Washington Dulles.

Estas exposições promovem a ligação entre os dois países através da arte, criando uma “montra” para trabalhos portugueses de artistas contemporâneos emergentes e artistas já consagrados e terão lugar em diferentes locais dos dois aeroportos.

Fundado em 11 de abril de 2011, o Arte Institute é uma organização sem fins lucrativos que promove a cultura e mostra a arte de Portugal. É um espaço que oferece um ambiente criativo para artistas portugueses no campo da arte, literatura, música, dança e cinema. O Arte Institute proporciona um espaço de inspiração intercultural e é um catalisador de um diálogo artístico inovador entre as muitas comunidades de Nova Iorque, e outras cidades, e os ar􀆟stas portugueses. Este ambiente promove uma troca única entre visões tradicionais e não tradicionais de como a arte pode conectar públicos com diferentes origens culturais.

A parceria entre o Município de Alcobaça e o Arte Institute tem vindo a ser reforçada nos últimos anos, nomeadamente através do projeto RHI que tem promovido um intercâmbio entre artistas locais e programadores internacionais.

     Fonte: GAP|CMA

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.