Edição: 286

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/9/15

Lavagem manual vai passar a ser mecânica e mais frequente

Ecolezíria investe mais de 400 mil euros em viatura para otimizar lavagem de ecopontos

Viatura da Ecolezíria

A Ecolezíria – Empresa Intermunicipal de recolha e tratamento de resíduos urbanos – adquiriu uma nova viatura de lavagem e higienização de ecopontos de superfície e enterrados, destinados à separação de resíduos recicláveis. Este investimento, na ordem dos 405 900 euros, e visa contribuir para uma maior e melhor manutenção da salubridade da via pública nos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos.

Este serviço, que antes era assegurado por um prestador de serviços, vai permitir à Ecolezíria investir na higiene dos equipamentos públicos, sensibilizando ainda mais a população a aderir em força à reciclagem. Para operar a viatura, a Ecolezíria vai contratar uma equipa, composta por um motorista e um cantoneiro, dedicados a este serviço de lavagem de ecopontos.

“Esta nova aquisição vai permitir que a higienização dos equipamentos seja realizada de forma mais frequente, uma vez que antes o trabalho era todo manual e agora vai passar a ser mecânico, logo, mais rápido e eficaz. Assumimos este compromisso com os munícipes da nossa área de atuação, confiantes de que estamos no caminho certo para atingir as metas ambientais a que nos propomos, contribuindo para uma sociedade mais sustentável”, afirma Dionísio Mendes, administrador da Ecolezíria.

Esta ação faz parte de uma estratégia global da Ecolezíria, que tem como prioridade fundamental a limpeza e higienização dos contentores de deposição seletiva, tornando estes equipamentos mais salubres e de fácil utilização para a população.

A Ecolezíria

Fase da lavagem do ecoponto

A Ecolezíria – Empresa Intermunicipal para o tratamento de resíduos urbanos, EIM, é a empresa responsável pela gestão, tratamento e valorização dos resíduos urbanos produzidos em seis municípios: Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos. Estes municípios representam 120.864 habitantes, uma área geográfica de 2.356 km2 e uma produção estimada de resíduos de 63.000 toneladas/ano.

A gestão de resíduos é efetuada em várias infraestruturas: Centro de Tratamento de Resíduos Urbanos de Raposa, Estação de Transferência de Salvaterra de Magos, Estação de Transferência de Coruche e Ecocentro do Cartaxo. A Ecolezíria procura de forma sustentada em termos ambientais e económicos, efetuar a gestão dos resíduos em sintonia com os municípios associados.

     Fonte: HBR

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

joao oliv a

uma grande ideia obrigado ecoleziria

j a

uma grande ideia obrigado ecoleziria