Edição: 265

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/12/4

Azeites Fátima, de Ourém, e Cabeço das Nogueiras, de Abrantes, em destaque

Azeites da DOP Ribatejo apresentados no 11º Zagreb Tourfilm Festival

Prova de vinhos e azeites

Numa parceria entre o Zagreb Tourfilm Festival e o ART&TUR Tourism Film Festival, decorreu no dia 13 de outubro em Zagreb um workshop promocional com provas de Vinhos e Azeites de Portugal e da Croácia. A sommelier portuguesa Bebiana Monteiro, professora do Politécnico do Porto, apresentou três vinhos da Bairrada: Aliança (espumante), São Domingos (branco) e Messias (tinto). Quanto aos azeites, destacaram-se três azeites da DOP Ribatejo: Azeite Fátima, de Ourém, e Cabeço das Nogueiras (Premium Cobrançosa e Premium Cornicabra) da Sociedade Agrícola Ouro Vegetal, de Abrantes.

O sommelier croata Emil Perdec e Ivan Marić, diretor da Vinistra, apresentaram vinhos e azeites vivos da Ístria. Vinho espumante Festigia Blanc de Moi Vintage Brut, vinho Laguna de Poreč, Malvazija Santa Lucia seco de 2017., vinhos Kozlović de Momjana e Teran Il Primo de 2018., vinhos Fakin de Motovuna. Azeites: Ipšinu Istarsku Bjelicu 2022. de Livada, Meneghettijevu Izbor Bužu 2021. de Bala e Salvelinu Aurum blend 2021. de Vodnjana.

Mostra de azeites

Comprovado o sucesso desta ação promocional de grande significado cultural, os sommeliers Bebiana Monteiro e Emil Perdec vão repetir este evento, com os mesmos vinhos e azeites como protagonistas, nos dias 26 e 27 de outubro, em Ourém, durante a 15ª edição do Festival ART&TUR.

Ponte cultural entre a Croácia e Portugal conta com a orientação técnica e científica da equipa portuguesa do projeto europeu Olive4All, que visa salvaguardar, preservar e promover o património olivícola.

   Fonte: TCP e PV

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.