Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Entre os dias 27 de outubro e 12 de novembro

Foles voltam a abrir-se em Torres Vedras para mais uma edição do Acordeões do Mundo

Luca Bassanese (Foto: Linda Katalin Jezsek)

As sonoridades do acordeão vão voltar a fazer-se ouvir no concelho de Torres Vedras, em propício ambiente outonal, com a realização de mais uma edição do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo.

A 19.ª edição deste festival acontecerá entre os dias 27 de outubro e 12 de novembro, mantendo-se a estrutura habitual do mesmo, a qual assenta em dois pilares:  os concertos no Teatro-Cine de Torres Vedras e as “merendas do acordeão”, as quais se realizam em locais de todas as freguesias do concelho de Torres Vedras.

Relativamente aos concertos no Teatro-Cine de Torres Vedras, refira-se que o primeiro terá lugar no dia 28 de outubro, pelas 21h30, protagonizado pelo acordeonista argentino Walter Hidalgo, que será na ocasião acompanhado por Hugo Correia (contrabaixo) e Sebastián Scheriff (percussão). Neste espetáculo, as composições que serão apresentadas (poéticas e musicais) proporcionarão uma viagem pelas distintas vertentes rítmicas da América do Sul, nas quais a pulsação urbana se mistura com os sons das aldeias.

No dia seguinte, à mesma hora, será a vez de Luca Bassanese & La Piccola Orchestra Popolare subirem ao palco do Teatro-Cine de Torres Vedras para apresentarem um “cocktail” de poesia e histórias de amor fundidas com música folk italiana, tarantellas transalpinas e sopros sonoros balcânicos. Será um concerto teatral e festivo, certamente inesquecível…

Posteriormente, no dia 4 de novembro, também pelas 21h30, o Teatro-Cine de Torres Vedras receberá um concerto de uma acordeonista irlandesa que atingiu já o estatuto de lenda – Sharon Shannon. Uma artista que, apesar de ser reconhecida em grande medida pelos seus arranjos de música tradicional irlandesa, aborda também géneros musicais como o hip hop, o cajun, o country, o rap ou a música clássica. Waterboys, Bono e Sinead O’Connor são, a título de exemplo, alguns dos nomes com quem Sharon Shannon tem trabalhado. No Teatro-Cine de Torres Vedras terá ao seu lado Jack Maher (guitarra e mandolin) e Luke Dunford (piano).

As sonoridades da Irlanda serão de novo proporcionadas nesta sala municipal de espetáculos, no dia seguinte, à mesma hora. Na ocasião atuará, no Teatro-Cine de Torres Vedras, Niamh Ní Charra, uma acordeonista e violinista vencedora de múltiplos prémios, que é fortemente influenciada pela musicalidade oriunda de Sliabh Luachra, e que será nesse concerto acompanhada por Kevin Corbett (guitarra), Dominic Keogh (bodhrán) e Claire Sherry (banjo e violino).

O último concerto no Teatro-Cine de Torres Vedras da edição deste ano dos Acordeões do Mundo acontecerá no dia 6 de novembro, pelas 16h30, e terá como protagonista principal o português Nuno Carpinteiro. Será um concerto em que o silêncio e a simplicidade sonora alternarão com momentos de complexa harmonia, refletindo as caminhadas pelo campo que inspiram este acordeonista, que contará com o acompanhamento de João Novais (contrabaixo) e David Rodrigues (guitarra elétrica).

O preço dos bilhetes para se assistir a estes concertos é de cinco euros. É proporcionado 50% de desconto aos detentores de Cartão Jovem e do Cartão Sénior do Município de Torres Vedras, bem como a portadores de diversidade funcional. Os bilhetes estão à venda na Bilheteira Online, no Posto de Turismo de Torres Vedras, no Posto de Turismo de Santa Cruz, no Museu Municipal Leonel Trindade, na FNAC, nos CTT e na Worten. Podem também ser adquiridos no Teatro-Cine de Torres Vedras, nos dias dos espetáculos.

Já no que concerne às “merendas do acordeão” – a vertente mais tradicional do Acordeões do Mundo -, refira-se que as mesmas realizar-se-ão este ano, mais uma vez, em todos os dias do festival, ao final da tarde (pelas 17h30), em locais como cafés, restaurantes e coletividades. Recorde-se que esta atividade consiste em atuações de acordeonistas tradicionais, as quais têm uma duração de cerca de uma hora, o que é acompanhado pela prova de vinhos, queijos e doces tradicionais. Essas atuações estarão a cargo de Catarina Brilha, José Cláudio, Emanuel Soares, João Castro, Catarina Duarte, Teresa Maurício, David Duarte, Rodrigo Maurício, Vítor Apolo, Rita Nunes, Tiago Inácio, Tiago Pirralho, Hélio Esteves, Ruben Alves, Sofia Henriques, Mara Santos, Ruben Crispim, Mário Paulo e Tino Costa.

Referência ainda, da programação da 19.ª edição do festival Acordeões do Mundo, para a realização de uma “manhã do acordeão”, a qual consistirá numa atuação de Tino Costa, que acontecerá no dia 28 de outubro, pelas 10h30, no Mercado Municipal de Torres Vedras.

O 19.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo integra-se no programa das Festas de Torres Vedras e é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Agenda

Até 12 de novembro
Merendas do Acordeão – Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras

A programação das Merendas do Acordeão, que integram o Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras, estende-se pela cidade e concelho, nos espaços de convívio mais comuns de uma urbanidade, que são os seus cafés, bares, tascas, restaurantes, hotéis, com um programa que contempla (…)

28 outubro 2022 | sexta
Walter Hidalgo: Ë t n i k o
Festival Acordeões do Mundo
No auge da sua carreira, Walter Hidalgo é música em movimento.

29 outubro 2022 | sábado
Luca Bassanese & La Piccola Orchestra Popolare
Festival Acordeões do Mundo
Luca Bassanese é, sem dúvida, uma das figuras de proa da música popular italiana e um cantor e compositor a conhecer.

04 novembro 2022 | sexta
Sharon Shannon
Festival Acordeões do Mundo
Um concerto a não perder com uma lenda do acordeão. Sharon Shannon promete um espetáculo incrível.

05 novembro 2022 | sábado
Niamh Ní Charra
Festival Acordeões do Mundo
Niamh Ní Charra promete um concerto deslumbrante de folk Irlandês.

06 novembro 2022 | domingo
Nuno Carpinteiro
Festival Acordeões do Mundo
Nuno Carpinteiro apresenta o seu segundo álbum “Viagem” em mais uma edição do Festival Acordeões do Mundo.

     Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.