Edição: 265

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/12/4

11.ª edição

Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã está de volta com propostas gastronómicas e cocktails imperdíveis

Cartaz

A Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã está de regresso de 10 a 24 de novembro para a sua 11.ª edição. A iniciativa, promovida pelo Município da Lourinhã, reúne 22 restaurantes com diversas propostas de entradas, pratos especiais, sobremesas e cocktails, em que a bebida rainha da região ganha protagonismo.

À semelhança dos anos anteriores, a 11.ª Quinzena volta a fazer da Aguardente DOC Lourinhã destaque de um conjunto de sugestões gastronómicas, tendo os 22 estabelecimentos do concelho e da Região Demarcada criado diferentes sabores, no prato e no copo, com este ex-líbris. Ao todo são 54 entradas, pratos principais e sobremesas e, ainda, 5 cocktails a não perder.

“Esta é uma forma de homenagear a Aguardente DOC Lourinhã e evidenciar o espírito criativo da nossa região. Mais do que uma bebida, este é o ingrediente chave de uma iniciativa que tem trazido pessoas de todo o país à nossa região e, ao mesmo tempo, congregado os nossos habitantes à volta de algo que nos é tão próximo. Serão mais de 20 estabelecimentos a utilizar um dos nossos mais célebres produtos para criar sabores e texturas únicas, acentuados pelas notas inconfundíveis da Aguardente”, refere João Serra, vereador da Câmara Municipal da Lourinhã.

Nesta 11.ª Quinzena Gastronómica, a Aguardente volta a fazer furor, com sabores regionais e internacionais reinventados. Para abrir o apetite são muitas a sugestões dos estabelecimentos, desde o Camarão à Chef perfumado com Aguardente DOC Lourinhã ao Foie Gras com Aguardente DOC Lourinhã, servido sobre pão brioche e frutos vermelhos.

Nos pratos principais, as sugestões são amplas. Do peixe à carne, é possível provar uma Telha de polvo ou uma Caldeirada, um Lombinho de porco com bacon ou um Bife da vazia – todos regados, aromatizados ou confecionados com a bebida espirituosa. Há, ainda, opções como o Linguini al nero di seppia com gamberi e o Risotto de camarão e coco, em que a Aguardente DOC Lourinhã está igualmente presente.

Para deleite dos mais gulosos, as sobremesas servidas durante a Quinzena não dispensam o toque da Aguardente. A iniciativa contará com sugestões como o Tiramisu, a Tarte de abóbora e o Cheesecake de caramelo salgado, a Mousse de chocolate (simples ou crocante) e, ainda, a Delícia de chocolate com café.

Finalmente, para acompanhar esta experiência gastronómica, os cocktails apresentam-se das formas mais originais. Entre as sugestões estão o Lourinhac Mule com laranja e gengibre, o DOC Old Fashioned e o Sour DOC.

Uma das únicas três regiões demarcadas da Europa, apenas para a produção de aguardentes – para além de Armagnac e Cognac –, a Lourinhã produz aquela que é considerada uma das três melhores aguardentes da Europa. A distinção DOC (Denominação de Origem Controlada) é atribuída pela Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa às aguardentes que cumpram e apliquem o regulamento que estabelece as condições dos solos, as características de cultivo e tecnologias de vinificação, conservação e destilação, envelhecimento e engarrafamento.

A 11.ª edição da Quinzena Gastronómica da Aguardente DOC Lourinhã conta com a participação dos seguintes restaurantes aderentes: 100 Pratus (Praia da Areia Branca); Areal Beach Bar by Chakall (Praia do Areal Sul), Ave Dourada (A-dos-Cunhados), Avenida Café Cervejaria (Lourinhã), Barracão do Petisco (Marquiteira), Castelo (Lourinhã), Chico Neto (Praia de Porto Dinheiro), Dom Lourenço (Praia da Areia Branca), Marisqueira Mar do Norte (Praia de Porto Dinheiro), Novo Parque (Parque da Fonte Lima), O Passarinho (Moita dos Ferreiros), Os Severianos (Casal Novo da Amieira), Paraíso do Foz (Alto Foz), Páteo Ibérico (Lourinhã), Pizza & Companhia (Praia de Porto Dinheiro), Pizzaria da Praia (Praia da Areia Branca), SandWish Beer Food Truck (Lourinhã), Solmar & Terrace (Praia da Areia Branca), Terra à Terra (Lourinhã), Vestigium (Reguengo Pequeno), Vista Mar by Noiva do Mar (Atalaia) e o Yukimura Sushi Bar (Lourinhã).

Sobre a Região Demarcada de Aguardente DOC Lourinhã

A Região Demarcada de Aguardente Vínica de Qualidade com Denominação de Origem Controlada “Lourinhã” comemora 30 anos em 2022 (foi criada a 7 de março de 1992) e é composta por cinco municípios (Lourinhã, Bombarral, Óbidos, Peniche e Torres Vedras). A Região, única em Portugal para a produção exclusiva de aguardentes vínicas, é uma das três regiões demarcadas da Europa.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.