Edição: 264

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/11/27

Segundo a Associação das Cidades Europeias do Desporto

Leiria é a melhor Cidade Europeia do Desporto de 2022

Vereador João Palheira e Jean Francesco Lupattelli, presidente da Associação das Cidades Europeias do Desporto

Leiria foi eleita como a Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2022 pela ACES Europe (Associação das Cidades Europeias do Desporto), que reconheceu o “trabalho extraordinário” e o “grande esforço” do Município.

Concorrendo com oito outras cidades europeias (Cartagena, Espanha – Getafe, Espanha – L’Aquila, Itália – Macerata, Itália – Panagyurishte, Bulgária – Rijeka, Croácia – Sesto San Giovanni, Itália – e Treviso, Itália), Leiria mostrou capacidade de fazer valer o lema “de todos para todos”.

Num contexto pós-pandemia, foi essa a ideia base do projeto desde o primeiro dia, consolidada num trabalho de cooperação com o movimento associativo, o grande parceiro desta viagem rumo a um concelho cada vez mais ativo, saudável e dinâmico.

Ser Cidade Europeia do Desporto tem sido uma oportunidade única para mostrar a Portugal e à Europa todo o dinamismo da cidade neste contexto.

A fábrica de campeões já todos conhecem, mas Leiria é muito mais.

Nesta cidade, todos os dias, a atividade física tem um papel fundamental de promoção da qualidade de vida e do bem-estar.

Até final do mês de outubro, data de entrega do dossier avaliado pela Fundación Deportiva Municipal de Valencia, entidade independente escolhida pela ACES Europe para analisar todas as candidaturas, Leiria tinha recebido 300 atividades de cariz popular, competitivo, formativo e de desporto adaptado, mobilizando 217.502 participantes, 358.897 espetadores e 7.924 voluntários.

Nesta candidatura baseada em quatro pilares, Leiria apoiou os clubes, fez do desporto uma festa, chegou a todos e apostou em novas infraestruturas, bem como na recuperação e melhoria das que já existiam, numa simbiose entre conhecimento, alta competição e atividade física para todos.

O objetivo é que o trabalho desenvolvido durante este ano tenha continuidade e se transforme num legado para os leirienses, onde o prazer em fazer exercício, a determinação em conseguir, o espírito de comunidade, a aprendizagem do fair-play e a melhoria da saúde da comunidade sejam metas inegociáveis.

A distinção será entregue numa cerimónia que se realizará no dia 6 de dezembro no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

 Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.