Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Nos dias 18, 19 e 20 de novembro

Santarém recebe XXI Fórum Nacional de Apicultura e a XIX Feira Nacional do Mel

Cartaz

O XXI Fórum Nacional de Apicultura e a XIX Feira Nacional do Mel realizam-se nos dias 18, 19 e 20 de novembro, na Casa do Campino, em Santarém.

Após dois anos de interregno, a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, a Câmara Municipal de Santarém e a Associação dos Apicultores da Região de Leiria, Ribatejo e Oeste uniram esforços na organização destes eventos que são considerados os maiores do setor apícola nacional, no sentido de promover e debater esta atividade tão importante para o País e para a região do Ribatejo.

Para Nuno Russo, vereador da Câmara Municipal de Santarém com o pelouro do Apoio ao Desenvolvimento Agrícola do Concelho, “estes eventos vão permitir a difusão de práticas relevantes e estimular a inovação e partilha de conhecimentos entre todos os intervenientes no setor apícola. A apicultura é uma atividade económica que gera rendimentos e que está em crescimento, daí a importância que o Município dá ao promover e valorizar este tipo de iniciativas”.

O programa, de ambos os eventos, prevê três dias de grande atividade, com workshops de formação dedicados e dirigidos aos ativos do setor apícola nacional, laboratórios do gosto, showcooking, sessões técnicas, e várias atividades de divulgação dos produtos, materiais e equipamentos.

Num ano difícil para o setor apícola, com a produtividade a atingir valores mínimos, devido à seca e aos incêndios rurais, e a ameaçarem a sustentabilidade das explorações apícolas, o Fórum Nacional de Apicultura, que se realiza durante todo o dia 19 de novembro – Sábado, adquire primordial importância na definição do futuro da atividade apícola e da valorização e sustentabilidade dos territórios rurais de Portugal. Neste dia de discussão aberta, com temas como investigação aplicada à apicultura, alterações climáticas e o futuro da apicultura, ajudas e mercados e a saúde das abelhas hoje, vão participar apicultores, dirigentes associativos, técnicos e investigadores.

Destaque também para a Feira Nacional do Mel, com a inauguração oficial agendada para dia 18 de novembro às 18h00. Esta edição que marca o reencontro com o público, constitui-se como um espaço de apresentação e divulgação das melhores práticas, produtos e projetos que vão surgindo no setor apícola nacional e internacional.

      Fonte: GCRP|CMS

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.