Edição: 265

Diretor: Mário Lopes

Data: 2022/12/4

Comunidade Intermunicipal estabelece em parceria com os municípios

CIM da Região de Leiria pretende investir 700 mil euros para abrir creche para os filhos dos profissionais de saúde

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), em parceria com os municípios da região e o Centro Hospitalar de Leiria, encontra-se a desenvolver um projeto para instalar a primeira creche intermunicipal do país, com o objetivo de alargar a capacidade de resposta para os filhos dos profissionais de saúde que decidam fixar-se profissionalmente no Hospital de Leiria.

Este projeto coletivo concretiza um investimento superior a 700 mil euros, com capacidade de resposta para cerca de meia centena de crianças, a funcionar em horários flexíveis e adaptados aos exigentes horários de atividades dos profissionais de saúde. Uma resposta inédita em termos nacionais e que está a ser avaliada em colaboração com os serviços regionais do Instituto da Segurança Social.

A futura creche intermunicipal será objeto de candidatura, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cujo aviso da abertura a projetos de requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais foi publicado no dia 2 de novembro, com uma dotação global de cerca de 20 milhões de euros para a valência de creche.

A efetivação do projeto apenas dependerá da aprovação da candidatura por parte do Instituto da Segurança Social, no âmbito do PRR, ou pelo futuro Programa Operacional Regional do Centro – Centro 2030, bem assim da finalização do acordo de comodato a realizar com o Centro Hospitalar de Leiria, que já expressou a sua adesão à iniciativa e reconhece a maior importância deste objetivo no estímulo à fixação de profissionais da saúde na região de Leiria.

Também esta segunda-feira a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria recebeu os novos responsáveis do Agrupamento de Centros de Saúde Pinhal Litoral (AceS PL), cuja direção executiva é liderada pelo enfermeiro Marco Neves, tendo na ocasião sido avaliados os principais desafios que se colocam aos cuidados de saúde primários. As estratégias para a saúde no período de inverno e as estatísticas de funcionamento dos serviços de saúde foram igualmente apresentadas pela direção executiva do AceS PL.

  Fonte: CIMRL

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.