Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Ex-primeira-ministra é “abrantina ímpar e cidadã universal”

Câmara Municipal atribui o nome de Maria de Lourdes Pintasilgo à nova Escola Básica de Abrantes

Maria de Lourdes Pintasilgo

A Câmara Municipal de Abrantes vai atribuir o nome da Maria de Lourdes Pintasilgo (1930 – 2004) à nova Escola Básica de Abrantes, homenageando a extraordinária relevância da sua biografia, como abrantina ímpar e cidadã universal.

Foi aprovada esta terça-feira, dia 29 de novembro, por unanimidade, a proposta de atribuição do nome à nova escola que iniciou a atividade no presente ano-letivo, após obras de requalificação do edifício do antigo Colégio de Fátima, escola privada com 75 anos de permanência em Abrantes. A proposta foi acompanhada de parecer positivo do órgão de gestão do Agrupamento de Escolas nº1 de Abrantes.

Segundo o presidente da Câmara, a Fundação “Cuidar o Futuro”, que assume o legado da homenageada, foi contactada pela Câmara, tendo manifestado “honra” com a iniciativa do Município e “disponibilidade para participar em ações futuras com a autarquia e com a escola”.

Foi a 18 de janeiro de 1930 que nasceu em Abrantes, na antiga Rua do Brasil e dos Oleiros, Maria de Lourdes Pintasilgo, mulher que viria a ser a primeira secretária de Estado, a primeira a assumir uma pasta ministerial, única primeira-ministra, primeira embaixadora e primeira mulher a candidatar-se à Presidência da República.

Pintasilgo foi uma das primeiras mulheres a concluir uma licenciatura em Engenharia Química, foi fundadora, em Portugal, do movimento religioso Graal, militante por diferentes causas cívicas nos planos nacional e internacional -posicionando-se contra a invasão do Iraque em 2003 – e embaixadora de Portugal na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Para o presidente da Câmara Municipal, “esta é uma justa homenagem a uma mulher humanista e figura incontornável do panorama cultural, social e político português”. Manuel Jorge Valamatos salienta que este preito contribuirá igualmente para a promoção de uma comunidade escolar, “tendo esta abrantina ilustre como referência, promotora dos valores éticos e humanitários que sempre a nortearam”.

       Fonte: DV|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.