Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/16

Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria

Câmara de Leiria entrega 510 tablets a 35 escolas do 1.º ciclo

Entrega dos tablets aos alunos do 1º Ciclo

O Município de Leiria iniciou a distribuição de 510 tablets, com carrinhos para armazenamento, plataforma integradora e conteúdos digitais, em 35 estabelecimentos de ensino do 1.º ciclo dos oito agrupamentos de escolas do concelho.

O equipamento foi adquirido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), no âmbito do projeto PICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Região de Leiria. Cedido ao Município através de «protocolo de cedência», vai integrar o Centro de Recursos para a Inovação das Aprendizagens de Leiria (CRIA – Leiria).

A vereadora da Educação, Anabela Graça, e os presidentes das Comissões Administrativas Provisórias (CAP) do Agrupamento de Escolas D. Dinis e do Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira acompanharam a entrega na EB Arrabalde e na EB Cruz D`Areia, respetivamente.

Na ocasião, Anabela Graça lembrou a importância de dotar as escolas de ferramentas que contribuam para a promoção da igualdade de oportunidades e constituam um efetivo recurso para os professores no âmbito da sua prática pedagógica.

A vereadora da Educação salientou, ainda, que o passo seguinte é a realização de duas ações de capacitação, a terem lugar em dezembro e janeiro, que se destinam a todos os possíveis utilizadores do equipamento, e cujo principal objetivo é o de «dotar os/as professores/as de conhecimentos capazes de criar mais-valia à utilização dos respetivos equipamentos (hardware e plataforma de conteúdos) – repositório de recursos adequados às crianças, através de um conjunto de estratégias que possam auxiliar a potenciar, nos educandos, o pensamento crítico e a resolução de problemas.

A atividade 2 “LEIRIA ON – Territórios Educativos Inovadores – educação digital”, enquadra-se no eixo 1 – Sucesso e Bem-Estar, área Escola Digital, que visa potenciar as aprendizagens e o desenvolvimento de competências digitais.

    Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.