Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Sobre educação, desenvolvimento humano e turismo

Festival de Cultura «I Nazaré Marés de Outono 2022» culmina com três conferências em dezembro

Cartaz

O festival de cultura «I Nazaré Marés de Outono 2022» com a temática «Mar, Arte e Ciência» promovido pela Associação Nazaré Marés de Maio, EUP que se iniciou no dia 15 de outubro e terminará no dia 18 de dezembro vai ter nos próximos dois fins de semana as últimas iniciativas deste festival de cultura, com conferências sobre educação e desenvolvimento humano e ainda sobre turismo.

Apresentações para o público em geral mas destinadas em especial a alunos do secundário e do profissional, professores e encarregados de educação, as entidades que constituem os painéis após as apresentações falarão com os presentes e responderão às questões que lhes forem dirigidas.

Ciclo de Conferências ’22«Cidadania e Desenvolvimento»
Dia 9 de Dezembro, 15 horas, no salão nobre do Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré

Conferência «Educação e Desenvolvimento Humano»

A melhor solução para o ser humano buscar a sabedoria e a felicidade é o caminho da educação, por ser uma ferramenta fundamental para a prevenção desses transtornos, pois ela ensina essa “regra básica”, ou seja, conhecer as fortalezas e fraquezas internas. É no processo educativo que acontece a convivência humana e a descoberta de si mesmo. Esse percurso, por ser um processo contínuo de formação, acompanha a evolução e o destino do ser humano em todas as idades e na sua totalidade, tendo como resultado a realização pessoal. Portanto, a convivência humana educa, o que é diferente de instruir.

Educar significa extrair de dentro para fora, desenvolver as potencialidades do ser. Instruir é receber, de fora para dentro, informações e conhecimentos. Então, a educação não se reduz ao processo intelectual, mas também existencial, pois está comprometida com a vida. Ambas são importantes ferramentas para o desenvolvimento do indivíduo e, no aspeto social, precisam caminhar juntas e em equilíbrio, complementando-se, e conferindo àquele que é educado uma base mais segura e mais consciente enquanto protagonista dessa maravilhosa experiência que é viver.

Com a moderação de Joaquim Paulo, jornalista e diretor adjunto da «Gazeta das Caldas» as entidades que compõem o painel apresentarão os seguintes temas:

Direção dos Serviços de Projetos Educativos/Direção Geral da Educação apresentará «Educação para a Cidadania» apresentada por Maria José Neves, Técnica Superior da Direção Geral da Educação;

FOR-MAR – Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar apresentará «Formação: Um Mar de Oportunidades», por Pedro Figueira, Técnico Superior do Pólo da Nazaré.

APSDH – Academia Portuguesa para a Superação e Desenvolvimento Humano desenvolverá o tema que será apresentado por Joaquim Sobreiro, presidente da Academia.

Nicole Costa, diretora dos Museus José Malhoa/Museu da Cerâmica/Museu Joaquim Manso desenvolverá a temática sobre a importância dos museus na educação e desenvolvimento humano.

Ciclo de Conferências ’22«Cidadania e Desenvolvimento»
Dia 16 de dezembro, 15 horas, no salão nobre do Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora Da Nazaré

Conferência «Turismo»

Turismo é uma das principais indústrias a nível global. Existem quase tantos tipos de turismo como interesses humanos. Dito isto, podemos mencionar o turismo cultural (pessoas que se deslocam para conhecer marcos artísticos ou históricos), turismo de consumo (excursões organizadas com o objetivo principal de adquirir produtos), turismo de formação (relacionado com os estudos), turismo gastronómico (para desfrutar da comida tradicional de um determinado local), turismo ecológico (baseado no contacto não invasivo com a natureza), turismo de aventura (para praticar desportos de risco/de aventura de caráter recreativo), turismo religioso (relacionado com acontecimentos de caráter religioso). O turismo é uma atividade de tamanha importância para a economia de um país, de uma região ou de uma localidade, já que a chegada de turistas aumenta a economia, devido ao consumo dos produtos locais e dos serviços também.

Esta conferência que se insere no Ciclo de Conferências ’22 «Cidadania e Desenvolvimento» terá como moderador Joaquim Paulo, nazareno, jornalista e diretor adjunto da «Gazeta das Caldas» e cujo painel é constituído pelos seguintes oradores:

Anabela Monteiro, coordenadora do Curso de Gestão Hoteleira e Professora auxiliar da Universidade Europeia e Carla Cachola, coordenadora e docente da pós-graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos na Universidade Europeia. Docente nas pós-graduações de Wine Marketing & Events e Enoturismo do ISLA Santarém que apresentarão o tema «Animação Turistica, Lazer e Eventos, Sinergias para os Destinos Turísticos»;

Catarina Gonçalves, coordenadora nacional da Associação Bandeira Azul Europeia que apresentará «Desafios Do Turismo Balnear/Náutico Sustentável»;

ADEPE/GAL Pesca Oeste, Associação para o Desenvolvimento de Peniche que apresentará o tema «Rota dos Guardiões dos Mares», um projeto PHAROS;

Célia Quico, professora e investigadora da Universidade Lusófona que apresentará o projeto «Paisagens Marítimas de Portugal & Media Imersivos: Nazaré Imersiva»; e ainda

Subtenente Eduardo Miguel S. Miranda, da equipa de divulgação e comunicação da Marinha Portuguesa que apresentará um tema subordinado à temática «Turismo Marítimo»

No final desta conferência assista à apresentação do livro «Gestão de Pessoas no Lazer, Animação Turística e Eventos»

O lazer, a animação turística e os eventos são basilares na economia de um país com clara vocação turística, revestindo-se de uma enorme importância para o seu desenvolvimento económico, social e cultural.

Este livro segue as tendências atuais destas atividades, pretendendo transmitir experiências reais de quem está no terreno, aliando os conhecimentos e as competências académicas adquiridas às experiências vividas, e não esquecendo as competências essenciais para os novos tempos ao nível das soft skills

Autoras do livro

Anabela Monteiro, doutorada em Turismo, Lazer e Cultura pela Universidade de Coimbra e licenciada em Animação Cultural na ESAD.CR/IPL. Atualmente é Coordenadora do Curso de Gestão Hoteleira, Professora Auxiliar e Membro do Conselho Pedagógico da Universidade Europeia de Lisboa. É investigadora integrada no CiTUR: Centro de Investigação Aplicada em Turismo e Hospitalidade do Instituto Politécnico de Leiria; colunista da revista Ponteditora; membro do Conselho Científico – Turismo: Estudos e Práticas; Reviewer no Journal of Entrepreneurship Education e na Revista Turismo & Desenvolvimento (RT&D – Aveiro). Autora dos livros: Turismo Educativo e Cultural: Factores de Decisão e de Motivação; Erasmus Student Travel Motivations e Gestão de Pessoas no Lazer, Animação Turística & Eventos. Tem diversos artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais; e,

Carla Cachola, licenciada em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões e pós-graduada em Gestão de Destinos Turísticos, pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (Universidade Fernando Pessoa). Iniciou a sua atividade profissional numa agência de publicidade, em Lisboa. Foi técnica de Marketing e Relações Públicas no Grupo André Jordan, na Lusotur, em Vilamoura e no Belas Clube de Campo, em Lisboa. Foi secretária-geral da Associação Nacional das Regiões de Turismo, em Lisboa. Fez parte da equipa do Turismo na Revisão do Plano Regional de Ordenamento do Território para a Área Metropolitana de Lisboa. Foi diretora de marketing da AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, em Lisboa. Foi membro da Comissão Organizadora da Bolsa de Turismo de Lisboa. Foi vogal da Comissão Executiva das Comemorações dos 100 anos do Turismo em Portugal. Foi coordenadora técnica e formadora dos cursos técnicos de Marketing e Comunicação, Turismo e Organização de Eventos da Escola Profissional de Nazaré. Tem sido, ao longo da sua carreira, coordenadora de inúmeros eventos corporativos, sociais e desportivos a nível regional, nacional e internacional. Coordenadora e docente da pós-graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos na Universidade Europeia. É, atualmente, docente na Pós-graduação de Wine Marketing & Events do ISLA Santarém. Autora de Livro Técnico “Gestão de Pessoas em Lazer, Animação & Eventos”, da Editora d’Ideias (2022).

Se porventura gosta de fotografia então não deixe de participar nas iniciativas do Clube de Fotografia da Nazaré

E se ainda não apreciou, não deixe de visitar as exposições que ainda estão a decorrer até 18 de Dezembro.

Por fim, para o encerramento destas exposições e do próprio festival de cultura assista no Teatro Chaby Pinheiro, pelas 15 horas do dia 18 de Dezembro, à atuação da Turma de Guitarras da Universidade Sénior da Nazaré.

 Fonte: NMM

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.