Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Iniciativa é promovida pelo Município de Pombal

Oito candidatos disputam o cargo de Jovem Autarca de Pombal

Candidatos a jovem autarca

A segunda edição do projeto Jovem Autarca de Pombal será disputada por oito candidatos, estudantes de vários níveis de escolaridade nas escolas do concelho. A iniciativa, promovida pelo Município de Pombal, pretende motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos.

O projeto é dirigido a jovens com idades entre os 12 e os 17 anos, estudantes até ao 11.º ano de escolaridade, que residam e frequentem escolas do concelho. Cada uma das candidaturas teve de ser subscrita por 50 apoiantes e apresentado um manifesto eleitoral, bem como um programa de ação para o mandato com medidas nas áreas da juventude, tempos livres e desporto, património, cultura, ciência e educação.

As eleições estão agendadas para 15 de dezembro, sendo o universo de eleitores constituído por todos os estudantes do 5.º ao 12.º ano de escolaridades, em escolas do concelho.

Segundo sorteio realizado, Beatriz Silva, aluna do 7º ano da Escola Básica e Secundária da Guia, figura em primeiro lugar no boletim de voto, seguida de Ivo Jorge, aluno do 8º ano da Escola Gualdim Pais, seguindo-se Manuel Moderno, aluno do 9º ano do Instituto D. João V (Louriçal). Segue-se Dinis Marques, aluno do 8º ano da Escola Gualdim Pais, e Telmo Silva, aluno do 11º ano da Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal.

Inês Santos, aluna do 11º ano da Escola Básica e Secundária da Guia, Miriam Leal, aluna do 11º ano do Colégio João de Barros (Meirinhas) e Diogo Rebola, aluna do 8º ano da Escola Gualdim Pais, são os restantes candidatos.

O candidato mais votado ocupa o cargo de Jovem Autarca e os segundo e terceiro mais votados Jovens Vereadores. Os restantes candidatos constituem a Assembleia de Jovens Autarcas. O mandato do/a Jovem Autarca inicia-se com a tomada de posse e terá a duração de um ano, para permitir ao eleito conciliar as suas atividades escolares e extracurriculares com as funções de autarca.

Informações e apresentação de candidatos: Jovem Autarca 2022-2023

https://www.cm-pombal.pt/2022/12/07/programa-jovem-autarca-2022-2023/

      Fonte: OC|GC|CMP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.