Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

Anabela Graça apresentou a brochura do Plano Estratégico Municipal de Cultura

Gabinete de Apoio à Cultura de Leiria apresentado no Conselho Municipal da Cultura

Anabela Graça

O Conselho Municipal de Cultura (CMC) reuniu terça-feira, dia 13 de dezembro, no Teatro Miguel Franco, com a presença de representantes de associações culturais e de outras entidades que participam no CMC.

Anabela Graça, que preside ao CMC, apresentou a brochura do Plano Estratégico Municipal de Cultura, criada a partir do volume II do Plano Estratégico Municipal da Cultura para o Concelho de Leiria, com o objetivo de tornar o documento mais legível, e para dar a conhecer os objetivos estratégicos e as respetivas ações a concretizar até 2030.

Nesta sessão, foi dado especial enfoque aos trabalhos que estão a ser desenvolvidos entre os vários parceiros, para dar continuidade ao projeto Rede Cultura 2027, sublinhando-se o trabalho colaborativo realizado nos últimos anos, e o grande impacto que o mesmo teve em cada um dos territórios.

O CMC foi ainda informado sobre o ponto de situação das principais obras nos espaços culturais do concelho, e sobre os principais eventos culturais a realizar em 2023, bem como os espaços com programação, dando especial destaque aos teatros e museus.

Neste âmbito, o diretor artístico e financeiro do Teatro José Lúcio da Silva, José Pires, e o diretor artístico da Leiria Cidade Criativa da Música, Daniel Bernardes, fizeram ainda um balanço sobre o trabalho desenvolvido no ano de 2022.

Uma das maiores novidades apresentada neste Conselho foi a criação e apresentação do Gabinete de Apoio à Cultura, um serviço de atendimento especializado, na área da cultura, que presta apoio gratuito de informação e formação, através do qual ajuda a esclarecer questões específicas relacionadas com as atividades do setor cultural.

Este serviço, instalado na Rua Machado Santos – instalações do Mercado de Sant’Ana, é criado com o objetivo de apoiar as organizações culturais do concelho de Leiria, melhorar a sua articulação com os serviços municipais, e dar a conhecer os instrumentos e procedimentos de apoio financeiro e não financeiro municipais, especificamente, no âmbito do Pro Leiria, e capacitar dirigentes e técnicos das organizações.

Os agentes culturais do concelho poderão ainda recorrer a este gabinete para solicitar apoio à elaboração, acompanhamento e avaliação de candidaturas ao Pro-Leiria, tratar da cedência ou do aluguer de espaços culturais municipais, solicitar apoio logístico do Município e agendar eventos culturais no espaço público.

Para Anabela Graça, o balanço global da atividade desenvolvida em 2022 foi muito positivo. O investimento no setor cultura criou um grande dinamismo nos conservatórios, do associativismo e dos agentes culturais, que contribuiu, decisivamente, para afirmar o estatuto de Leiria como cidade criativa e empreendedora na área da cultura.

    Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.