Edição: 267

Diretor: Mário Lopes

Data: 2023/2/3

CIMRL realiza a última reunião de 2022 em Alvaiázere

Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria lança projeto intermunicipal de Transporte Flexível a Pedido

Transporte Flexível a Pedido vai ser realizado através do serviço de táxi

O projeto MOBI Região de Leiria é o novo transporte flexível a pedido, que vai estar disponível em janeiro de 2023, em regime experimental, nos concelhos de Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande. O Transporte Flexível a Pedido é um serviço de transporte público em que o passageiro pode fazer antecipadamente a reserva da sua viagem, até às 15h do dia anterior ao dia da viagem, através de uma chamada para o número de telefone 800 24 25 26 (de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 15h00).

Realizado com recurso aos operadores locais (táxi), o projeto é financiado pelo PART – Programa de Apoio à Redução, permitindo que o utilizador pague um valor mais reduzido pelo serviço, sendo o restante suportado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.

A implementação deste projeto da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Leiria, com prioridade nos concelhos de Alvaiázere, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, pretende dar mais um contributo no combate ao isolamento da população sénior e melhorar o acesso à rede de transportes públicos, designadamente nos lugares onde o serviço público de transportes não existe ou não assegura horários compatíveis com as necessidades da população.

Trata-se de um serviço complementar à rede pública de transportes e pretende assegurar as deslocações para a sede do município, onde os utentes poderão ir aos seus locais habituais (centro de saúde, farmácia, mercado, banco, correios, etc.).

Este novo projeto de proximidade às populações pretende, nos próximos 24 meses, alargar a sua intervenção aos 10 Municípios da Região de Leiria, representando um investimento inicial superior a 80 mil euros e projetando mais de 10 mil viagens de táxi apoiadas e cujo preço para utilizador rondará o valor entre 1 a 2,5 euros, montante equivalente ao custo de transporte em autocarro integrado na rede pública de transporte de passageiros.

Esta terça-feira, dia 20 de dezembro, pelas 12h será lançado o MOBI Região de Leiria no Município de Alvaiázere, no Espaço Alvaiázere+ Plataforma Empresarial (junto ao Tribunal), em Alvaiázere, seguindo-se, em fevereiro, os Municípios de Castanheira de Pera e Pedrogão Grande. Figueiró dos Vinhos deverá iniciar o Transporte Flexível a Pedido em março.

    Fonte: CIMRL

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.