Edição: 267

Diretor: Mário Lopes

Data: 2023/2/3

Alcobaça

Cistermúsica nomeado para três categorias no Iberian Festival Awards 2022

Espetáculo do Cistermúsica

Nomeações para Best Small Festival, Contribution to Equality e Best Venue fecham um dos melhores anos de sempre O Cistermúsica volta a estar entre os nomeados para o Iberian Festival Awards (IFA), cuja 7.ª edição se realiza a 11 de março de 2023 no Grande Auditório do Fórum da Maia e que distingue os melhores festivais em Portugal e Espanha.

Pela primeira vez na sua candidatura a estes prémios, para os quais já foi várias vezes nomeado, o Cistermúsica está em três das 25 categorias a concurso, que serão decididas pelo público e um painel de jurados (Portugal, Espanha e Internacional): Best Small Festival, Contribution to Equality e Best Venue.

Na categoria Contribution to Equality, o Cistermúsica é aliás reconhecido por promover a igualdade em termos artísticos, de trabalho, acessibilidade ou oportunidades, enfatizando várias compositoras de todas as épocas ao apresentar um número quase paritário de intérpretes – 88 mulheres e 90 homens -, bem como ensembles exclusivamente femininos e orquestras marcadas por esse equilíbrio, caso da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Também o núcleo de produção do Festival é quase paritário, composto por cinco homens e quatro mulheres.

Quanto à categoria Best Venue, o Mosteiro de Alcobaça candidata-se como recinto privilegiado para um festival, pela arquitetura e ligação ao património, a par da multiplicidade de espaços que permitem viver o monumento com ambiências distintas. A organização, em parceria com a gestão do monumento/DGPC, tira partido deste complexo monástico com abordagens criativas, considerando todas as regras inerentes a um local Património Mundial da Humanidade.

Ao longo dos anos aproxima-se a comunidade ao Mosteiro e reafirma-se de forma muito positiva a experiência dos muitos visitantes. Ambas as categorias serão objeto de avaliação de um júri. Já a categoria Best Small Festival, para festivais com menos de 1500 espectadores por dia, pode ser votada online pelo público no site oficial (https://www.talkfest.eu/nominees) até dia 16 de janeiro.

O Cistermúsica fecha assim 2022 com um total de 51 produções, 40 no concelho de Alcobaça e 11 em concelhos com os quais desenvolve sinergias, tendo alcançado mais de 8000 espetadores, com uma média de 157 espetadores por espetáculo. Ano em que voltou a extravasar o calendário de verão, com seis concertos pós-Festival de Música de Alcobaça que contaram com 640 espetadores.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.