Edição: 267

Diretor: Mário Lopes

Data: 2023/2/3

Prémio resulta de uma parceria entre o Município de Leiria, CEPAE e ADLEI.

Trabalho sobre casa rural de Alcobaça vence Prémio Villa Portela

Pedro António Fonseca Jorge

Pedro António Fonseca Jorge é o vencedor da 6.ª edição do Prémio Villa Portela, com o trabalho “A casa rural no Concelho de Alcobaça em 1961. Da teorização erudita à prática popular”.

Inicialmente criada por Ricardo Charters de Azevedo, como forma de homenagear os seus antepassados que viveram na propriedade batizada como Villa Portela, a iniciativa, que este ano contou com três trabalhos a concurso, tem como objetivo incentivar a criação de trabalhos de investigação sobre a história local e o património do distrito de Leiria e concelho de Ourém.

Com periodicidade bienal, o prémio resulta de uma parceria entre o Município de Leiria, o CEPAE – Centro do Património da Estremadura, a ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria e o Politécnico de Leiria.

O vencedor da edição de 2020 foi José Manuel Gonçalves com a obra “Pinhal do Rei, Casas de Guarda e Outros Edifícios Florestais”.

A cerimónia de entrega do prémio será anunciada brevemente.

Pedro Fonseca Jorge nasceu na Benedita, Alcobaça, em 1977.

Formado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto em 2001, onde concluiu igualmente o Mestrado em Intervenção em Património em 2006 e o Doutoramento em Habitação em 2012.

É também Mestre em Design do Produto pela Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha

Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.