Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

No concelho das Caldas da Rainha

Deputados do PSD questionam ministro da Saúde sobre a falta de médicos nas UCSP Caldas da Rainha e Pelicano Real

Hugo Patrício Oliveira

Os quatro deputados do PSD eleitos pelo Círculo Eleitoral de Leiria entregaram, no dia 28 de dezembro, na Assembleia da República, uma pergunta ao ministro da Saúde sobre a falta de médicos na UCSP Caldas da Rainha e na UCSP Pelicano Real no concelho das Caldas da Rainha.

Ao longo dos tempos têm sido várias as unidades de saúde em diferentes freguesias do concelho das Caldas da Rainha que têm tido dificuldades em garantir os serviços mínimos aos utentes, como é o caso dos polos dos Rostos, na freguesia do Landal, de A-dos-Francos, na freguesia de A-dos-Francos e Polo de Santa Catarina, na freguesia de Santa Catarina na UCSP Caldas da Rainha e no polo de Alvorninha, na freguesia de Alvorninha da UCSP Pelicano Real.

Os parlamentares do PSD sublinham que a falta de médicos tem vindo a prejudicar a população que é fustigada pela insuficiência e incompetência dos serviços do Estado e que os respetivos presidentes de Junta, numa tentativa de apoiar a garantia da manutenção do serviço às suas populações têm desenvolvido todos os esforços para encontrarem profissionais disponíveis para exercer as referidas funções.

No entanto, para tal será necessária a autorização por parte do ACES Oeste Norte e da ARSLVT para começar a trabalhar com base em acordo a estabelecer entre o Ministério da Saúde e uma IPSS. Os signatários perante tal inoperância entendem como inaceitável que esta autorização esteja pendente.

Atendendo ao exposto, os deputados do Grupo Parlamentar do PSD pedem ao ministro da Saúde informação concreta e precisa sobre, nomeadamente, se tem conhecimento do que consideram “inoperância” neste caso e se vai dar instruções para que em nome da razoabilidade seja resolvida esta questão de forma célere.

Hugo Patrício Oliveira, Olga Silvestre, João Marques e João Barreiras Duarte questionam ainda o ministro Manuel Pizarro se sabe o número de médicos em falta por unidade, extensão ou centro de saúde do concelho das Caldas da Rainha e solicitam essa listagem.

Por fim, os deputados do PSD questionam o ministro da Saúde se equaciona restruturar os modelos de gestão das unidades de saúde das Caldas da Rainha e, em caso afirmativo, quais os modelos a adotar.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.