Edição: 267

Diretor: Mário Lopes

Data: 2023/2/3

Divulgação

Saiba como alcançar o topo dos resultados de pesquisa com SEO

(Firmbee.com / Pexels)

Quem decide ter uma presença digital, seja através de um site, ou de blog posts, tem como objetivo aparecer e ser visto, e para que isso aconteça é essencial surgir no topo dos resultados das pesquisas. Para poder atingir esse objetivo, o site, o blog e as publicações têm de ser otimizadas em SEO.

Não sendo a sua área de negócio, o ideal é que tenha como parceiro uma agência de SEO, e que lhe entregue esta missão a quem sabe o que está a fazer.

De qualquer forma, é importante que tenha algum conhecimento sobre este tema, e de como alcançar um lugar de destaque nas opções que surgem das pesquisas em motores de busca.

Quem não quer ficar no pódio?

Como utilizadores digitais, sabemos bem da pouca importância que damos às muitas páginas de resultados que parecem quando pesquisamos alguma coisa. Ficamo-nos pelas primeiras publicações e nem ligamos ao que vem a seguir.

Como criadores de conteúdos digitais, queremos estar no topo da lista, e com SEO é possível ocuparmos os lugares do pódio.

1.     Site amigo do utilizador

Quando estiver a pensar na estrutura e na apresentação do seu site ou blog, pense no utilizador e na forma como ele irá navegar. Mesmo que as suas publicações surjam nos lugares de destaque nos resultados das pesquisas, se o utilizador ao entrar na página se sentir pouco estimulado ou perdido, seguramente não ficará muito tempo no site ou terá vontade de regressar.

Existem 3 pormenores que devem caracterizar o seu site:

  • Páginas que carregam rapidamente e que têm uma imagem cuidada.
  • Páginas interativas para que o visitante permaneça mais tempo.
  • Hospedagem segura do site, para que não entupa o utilizador de publicidade indesejada.

2.     Usar as palavras-chave certas

Existem várias ferramentas de pesquisa de palavras-chave que pode ajudá-lo neste processo, ou se preferir recorra aos serviços de uma agência de SEO, que dispõe de todas as ferramentas necessárias.

As palavras que vão permitir o tal lugar do pódio têm que ser bem escolhidas e muito bem encaixadas ao longo de texto. E estas palavras terão que ser as palavras que mais são pesquisadas pelos utilizadores, e tanto podem ser mais genéricas, as head tails como as mais específicas relacionadas com o tema da publicação, as long tails.

Este último conjunto, por norma é composto por mais de uma palavra, podendo ser uma expressão.

3.     Conteúdo que acrescente e se distingue

Quando alguém clica na sua publicação, porque esta foi criada em SEO e tem as palavras-chave certa nos sítios certos, está expectante do que vai encontrar. Se for mais do mesmo, se a mensagem for repetitiva ou vaga, se a forma de a apresentar for igual à sua concorrência, não há nada que faça o visitante tornar-se num seguidor.

Crie conteúdo de valor, inove na abordagem e construa a sua imagem de marca.

Outro ponto a ter em conta na estratégia de SEO é a periodicidade das publicações. Para fidelizar o seu público, e manter os bons resultados nas pesquisas, não pode fazer uma publicação hoje, a seguinte daqui a 3 meses e a terceira 10 meses depois. Contudo, mais uma vez relembramos, não publique só por publicar, acrescente valor a quem o lê.

4.     Rede de informação para maior visibilidade

A inclusão de links nas publicações é uma das grandes ferramentas do SEO. Uma das grandes vantagens da internet é a possibilidade de ter a informação interligada, e isso só é possível com a criação de links nas publicações.

Os links podem ligar ao seu site ou a outras publicações cujos temas de alguma forma se toquem.

Tenha em atenção para que os endereços estejam completos, inseridos corretamente no contexto. Aproveite as palavras-chave para inserir o link que quer promover.

Para garantir os resultados pretendidos nesta estratégia, rodeie-se de bons profissionais que poderá encontrar numa agência de SEO.

Apesar destes passos fazerem parte de uma estratégia de SEO, se forem aplicados de forma correta, trará os efeitos desejados. Contudo, sem que os utilizadores se apercebam do que está por detrás de uma simples publicação ou o porquê de lhe terem aparecido aqueles resultados na pesquisa nos motores de busca e não outros quaisquer.

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.