Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

No 147º aniversário da sua morte

Município de Santarém e Academia Militar prestam homenagem ao Marquês de Sá da Bandeira

Ricardo Gonçalves e major-general João Magalhães associaram-se a familiares do Marquês Sá da Bandeira

O Município de Santarém e a Academia Militar prestaram homenagem, no dia 06 de janeiro, ao General Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, mais conhecido como Marquês de Sá da Bandeira, por ocasião do 147º aniversário da sua morte.

Participaram nesta homenagem ao antigo aluno da Academia Real de Artilharia, Fortificação e Desenho e fundador da Escola do Exército, ambas precursoras da Academia Militar, Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), major-general João Carlos Cabral de Almeida Loureiro Magalhães, comandante da Academia Militar, João Teixeira Leite, vice-presidente da Câmara, Nuno Russo, Diogo Gomes, os vereadores Nuno Domingos, Carmen Antunes e Sofia Martinho, entres outras entidades e individualidades e à qual se associaram familiares do Marquês.

Ricardo Gonçalves referiu que “esta é uma forma de reconhecimento ao Marquês de Sá da Bandeira pelo homem de ideais, um combatente permanente pela liberdade e pela igualdade”.

Cerimónia teve lugar junto à estátua do Marquês, na Praça de Sá da Bandeira (Largo do Seminário)

A cerimónia teve início com a deposição de uma coroa de flores junto à estátua do Marquês, na Praça de Sá da Bandeira (Largo do Seminário), a que se seguiu uma alocução alusiva à sua personalidade, vida e obra.

A homenagem prosseguiu no Cemitério Municipal de Santarém, onde também foi depositada uma coroa de flores no túmulo do Marquês de Sá da Bandeira e proferida uma prece pelo Capelão da Academia Militar, Pe. tenente Ricardo Cristiano Barbosa.

     Fonte: IV|GRPC|CMS

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.