Edição: 267

Diretor: Mário Lopes

Data: 2023/2/3

Grupo irá abranger 7 concelhos com orla costeira, num total de 113.104 habitantes

Grupo de Ação Local (GAL) Costeiro do Oeste vai agregar o GAL ecoMar e o GAL Pesca Oeste

Reunião do GAL Costeiro do Oeste

O futuro Grupo de Ação Local (GAL) Costeiro do Oeste esteve no centro de uma sessão participativa que decorreu no dia 20 de dezembro, em Porto Novo. A sessão contou com a participação de autarcas dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, técnicos municipais daqueles concelhos e da Nazaré, empresários dos setores da restauração, hotelaria e alojamento, pescadores e associações ligadas ao ambiente e património.

Os participantes apresentaram e debateram propostas de ação em linha com objetivos da Estratégia de Desenvolvimento Local, ou seja, a preservação do património natural e cultural aliada a um turismo que se pretende sustentável, a promoção da inovação nas áreas costeiras e a promoção das qualificações e da literacia do Oceano junto dos agentes do território.

O futuro GAL Costeiro do Oeste irá agregar o GAL ecoMar e o GAL Pesca Oeste, contando com parceiros públicos e privados. O grupo irá abranger 7 concelhos com orla costeira, num total de 19 freguesias e 113.104 habitantes.

A constituição do futuro GAL Costeiro do Oeste decorre no âmbito do Programa Operacional MAR 2030, recentemente aprovado pela Comissão Europeia, inserindo-se na prioridade de promoção de uma economia sustentável nas regiões costeiras e fomento do desenvolvimento de comunidades piscatórias e aquicultura.

      Fonte: ACM|CMTV

 

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.