Edição: 267

Diretor: Mário Lopes

Data: 2023/2/3

Situação a 30-12-2022

CIM Região de Leiria supera metas de execução de fundos europeus em 2022

Isabel Damasceno, presidente da CCDR do Centro, e Paulo Santos, 1º secretário da CIMRL

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) fez um ponto de situação relativo ao controlo das metas de execução para 2022 do Programa Operacional do Centro – Centro 2020,  com data de corte a 31 de dezembro tendo em consideração as metas fixadas para 2022.

No cômputo geral da Região Centro (considerando o FEDER e o FSE), a CIM da Região de Leiria destaca-se pela positiva com uma percentagem de cumprimento acima dos 100%, e no caso do FSE, apesar das dificuldades evidenciadas na execução de alguns projetos, a CIM de Leiria apresenta um desempenho bastante acima da média.

Deste modo, a CIM Região de Leiria assegurou o cumprimento das metas fixadas para o ano de 2022, com um forte contributo do FEDER (com taxa de cumprimento de 126,8%) e uma prestação mais modesta do FSE (71,8%) em parte justificado pela aprovação de projetos de formação e capacitação em 2020/2021 cuja execução ser prolongará até junho de 2023.

Em termos globais o Centro 2020 encerrou o ano de 2022 com uma taxa de execução de 80,4%, valor que representa um nível de execução muito positivo, para o qual contribuíram de um modo muito relevante as CIM.

De igual forma, a CIM da Região de Leiria regista no final do ano de 2022 a maior taxa de realização de fundos (74%) da Região Centro, que corresponde a 33 milhões de euros de fundos pagos aos beneficiários.

Segundo Paulo Santos, 1º secretário da CIMRL, “o ano de 2023 vai exigir de todos nós um esforço adicional. Como foi referido em anteriores comunicações, o pedido feito é para mantermos o foco na execução durante o ano de 2023, de modo a garantirmos a utilização da totalidade da dotação do programa e assegurar que chegam aos beneficiários.”

No balanço, apresenta “o maior reconhecimento às equipas da CIM e dos municípios beneficiários, bem assim às senhoras e senhores autarcas que através da sua ação diária estão a contribuir para o excelente desempenho dos fundos europeus no território da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.”

  Fonte: CIMRL

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.