Edição: 267

Diretor: Mário Lopes

Data: 2023/2/3

Denominado Visita-Me – Apoio Psicológico em Casa

Município da Lourinhã disponibiliza novo serviço de apoio ao domicílio na área da saúde mental

Cartaz

O Município da Lourinhã disponibiliza, a partir de 12 de janeiro, um novo apoio na área da saúde mental, denominado Visita-Me – Apoio Psicológico em Casa.

Trata-se de um serviço de consultas de psicologia ao domicílio, efetuadas por profissional certificado, com o objetivo de promover o acesso a serviços adicionais desta natureza que, de outra forma, poderiam permanecer inacessíveis ou não utilizados, decorrentes de várias barreiras, nomeadamente a dificuldade de deslocação, a resistência a espaços fora do contexto habitual de vida ou o desconhecimento da existência de soluções e apoios na promoção da saúde mental.

Este serviço prevê o acompanhamento psicológico, com base em metodologias terapêuticas focadas na promoção do bem-estar e na (re)atribuição de significado à vida, auxiliando na superação de limitações e situações adversas e destina-se a: pessoas idosas, em situação de vulnerabilidade psicológica, com comprometimento do seu bem-estar pessoal e familiar; pessoas em situações de desadaptação ou instabilidade devido a momentos de crise – luto prolongado ou traumático, doença de familiar e/ou desgaste do cuidador informal, adaptação à reforma, abandono ou redução de suporte familiar e /ou social, perturbações de pânico ou ansiedade social, entre outros.

As consultas ocorrem, preferencialmente, no domicílio da pessoa a ser acompanhada, em residência de familiares ou pessoas de confiança da mesma ou em instalações de serviços locais de proximidade.

As sinalizações e pedidos de consulta devem vir, preferentemente, por parte do próprio interessado, contudo, também poderão ser solicitados por familiares próximos, serviços de saúde e de segurança social, forças de segurança, entidades públicas de outra natureza e/ou outras entidades de caráter social e humanitário podem sinalizar a necessidade.

Pedidos de informação, esclarecimentos de dúvidas ou marcações de entrevista, deverão ser efetuados, primordialmente, através de contacto telefónico, através dos números 261 410 174 e/ou 910 408 128 ou dos emails – saúde@cm-lourinha.pt e/ou sara.goncalves@cm-lourinha.pt.

Todas as informações sobre o programa Visita-Me – Apoio Psicológico em Casa, estão também disponíveis para consulta no site autárquico, em https://cm-lourinha.pt/menu/364/saude .

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.