Edição: 267

Diretor: Mário Lopes

Data: 2023/2/3

Investimento municipal superior a 70 mil euros

Casa-Museu Afonso Lopes Vieira conclui obras de reabilitação em São Pedro de Moel

Casa-Museu Afonso Lopes Vieira

A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, foi alvo de reabilitação pelo Município da Marinha Grande, através de uma intervenção que representou um investimento superior a 70 mil euros.

Os trabalhos realizados visaram assegurar a adequada preservação material do património museológico e suprir patologias que decorreram da natural degradação dos materiais originais que constituem as fachadas, coberturas e cantarias do edifício residencial do núcleo da Casa-Museu Afonso Lopes Vieira.

Foi feita a repintura global de fachadas e muros exteriores, a revisão integral do revestimento de cobertura, a limpeza de cantarias e argamassas de reconstituição, a revisão de caixilharias exteriores com exposição direta ao mar, a repintura interior, a revisão da iluminação, entre outras ações.

Casa do poeta está situada junto à praia

A Casa-Museu, da autoria do arquiteto Raul Lino, foi oferecida, em 1902, pelo pai de Afonso Lopes Vieira como prenda de casamento, tendo sido a sua residência durante as estações mais quentes do ano. Atualmente, constitui-se um espaço museológico e cultural de referência concelhia, localizado sobre o areal da praia defronte do Atlântico, no coração de S. Pedro de Moel.

Este imóvel com caráter excecional é invocado por razões históricas próximas pela população residente e turística, tendo uma localização estratégica.

     Fonte: GCI|CMMG

Comentários:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.