Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Professora canadiana Dina Brooks é oradora convidada

ESS de Leiria promove palestra sobre a importância da reabilitação respiratória na doença respiratória crónica

Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria

“Rehabilitation in Chronic Lung Disease: More than exercise” é o mote da palestra que vai decorrer no dia 30 de janeiro, entre as 14h e as 15h30, no auditório da Escola Superior de Saúde (ESSLei) do Politécnico de Leiria. O evento vai contar com a participação da Professora Doutora Dina Brooks, vice-reitora da Faculdade de Ciências da Saúde e diretora executiva da Escola de Ciências da Reabilitação da Universidade de McMaster, no Canadá.

«A Reabilitação Respiratória é uma intervenção com o mais alto nível de evidência e um pilar fundamental na intervenção em pessoas com doença respiratória crónica. No entanto, ainda existe a ideia de que o exercício físico pode ser considerado, por si só, reabilitação respiratória. Esta palestra tem como objetivo desmistificar esta crença e apresentar a evidência existente e alguns aspetos importantes a considerar na implementação de programas de reabilitação respiratória», explica o programa da palestra, onde será também abordada a intervenção em pessoas com doença respiratória crónica para a gestão dos sintomas (dor e tosse crónica) e risco de quedas.

No evento será apresentado algum do trabalho desenvolvido pela equipa da Professora Dina Brooks na área da Reabilitação. Dina Brooks é uma investigadora de renome internacional na área da Reabilitação Respiratória e Cardiovascular, Atividade Física, e no Envelhecimento, especificamente no papel do exercício e no impacto da multimorbilidade.

Tem também trabalhado na área da avaliação do equilíbrio e risco de quedas, intervenção em pessoas com tosse crónica, e colabora com uma equipa de investigadores do Politécnico de Leiria em estudos na área da reabilitação e promoção de atividade física em pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica, e na avaliação da sobrecarga em cuidadores de pessoas com doença respiratória.

No final da palestra, os participantes terão uma visão abrangente sobre a importância da Reabilitação Respiratória e a evidência existente nesta área, bem como os avanços científicos nas áreas da dor crónica, tosse crónica e risco de quedas em pessoas com doença respiratória crónica.

     Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.