Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Trabalho sobre casa rural de Alcobaça

Prémio Villa Portela 2022 entregue no Museu de Leiria ao arquiteto Pedro Jorge

Anabela Graça e Pedro Jorge

A cerimónia de entrega do Prémio Villa Portela 2022 realizou-se esta quarta-feira, dia 25 de janeiro, no Museu de Leiria, com a entrega do prémio ao vencedor da 6ª edição – Pedro António Fonseca Jorge, arquiteto, da Benedita, com o trabalho “A casa rural no Concelho de Alcobaça em 1961. Da teorização erudita à prática popular”.

Estiveram na cerimónia a vereadora da Cultura, Anabela Graça, e representantes do júri do concurso, nomeadamente Cristina Nobre, Isabel Brás e Miguel Narciso, além de vários convidados que quiseram partilhar este momento com o vencedor do prémio.

“O autor deste trabalho está de parabéns pela sua qualidade, sendo muito importante do ponto de vista da ciência e do património para a nossa região”, destacou Anabela Graça, que, tal como Cristina Nobre, recomendaram a publicação deste trabalho de investigação, pelo valor que poderá assumir ao nível da cultura e património nacional e internacional.

O Prémio Villa Portela foi inicialmente criado por Ricardo Charters de Azevedo, presente nesta cerimónia, como forma de homenagear os seus antepassados, que viveram na propriedade batizada como Villa Portela, situada em frente aos Paços do Concelho de Leiria, e na qual estão a decorrer, atualmente, trabalhos para ali nascer um Centro de Artes.

A iniciativa, que este ano contou com três trabalhos a concurso, tem como objetivo incentivar a criação de trabalhos de investigação sobre a história local e o património do distrito de Leiria e concelho de Ourém.

Com periodicidade bienal, o prémio resulta de uma parceria entre o Município de Leiria, o CEPAE – Centro do Património da Estremadura, a ADLEI – Associação para o Desenvolvimento de Leiria e o Politécnico de Leiria e tem como objetivo incentivar a criação de trabalhos de investigação sobre a história local e o património do distrito de Leiria e concelho de Ourém.

O vencedor do Prémio Villa Portela 2022

Pedro Fonseca Jorge, natural da Benedita, concelho de Alcobaça, é arquiteto, com mestrados em Intervenção em Património e Design de Produto e Artes Plásticas, sendo ainda doutorado em Habitação. Trabalhou de norte a sul do país, antes de se estabelecer por conta própria em 2014, na vila onde nasceu. Atualmente é também Investigador Bolseiro no LIDA (Laboratório de Investigação em Design e Artes) da ESAD.CR, onde leciona.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.