Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Sessão online sobre o projeto “Link Me Up” está agendada para terça-feira, dia 31

Politécnico de Leiria desafia empresas e instituições a apresentar casos e problemas reais

Equipa vencedora de edição anterior do projeto “Link Me Up – 1.000 Ideias”

O Politécnico de Leiria está a convidar empresas e instituições de todo o país a apresentarem problemas reais e desafios para os quais se procuram respostas, no âmbito da 6.ª edição do projeto “Link Me Up – 1.000 Ideias”. Liderado pelo Politécnico de Leiria, o projeto engloba um consórcio de 13 politécnicos portugueses, de Norte a Sul do país, e consiste na constituição de equipas multidisciplinares de estudantes do ensino superior de diversas áreas, empresas/organizações e professores que são os “facilitadores” do processo de cocriação de inovação nos “casos”.

As equipas têm de resolver casos, ou seja, problemas/desafios reais que as empresas/organizações colocam e para os quais se procuram respostas, numa perspetiva de apresentação de sugestões e de orientação estratégica futura.

O período de manifestações de interesse pelas empresas/organizações decorre até ao dia 4 de fevereiro, via e-mail para linkmeup@ipleiria.pt ou susana.rodrigues@ipleiria.pt. No dia 31 de janeiro, terça-feira, pelas 14h30, tem lugar uma sessão online de esclarecimento sobre o projeto, via Zoom.

As empresas enfrentam todos os dias desafios de natureza legal, económica, social, tecnológica, ambiental e internacional, além da incerteza e mudança. É neste contexto que a cocriação da inovação é importante como resposta aos desafios. Os estudantes do ensino superior são os consumidores/clientes do futuro e podem ajudar as empresas a preparem-se e a posicionarem-se para este target, bem como para as tendências e mudanças que se esperam nas organizações.

As equipas de cocriação de inovação são constituídas por seis estudantes de diversas áreas disciplinares, uma ou duas pessoas da empresa e o facilitador (professor), que se reúnem semanalmente e trabalham os problemas reais/desafios das empresas, numa perspetiva de apresentação de sugestões e de orientação estratégica futura.

Ao longo de 8/10 semanas, questiona-se, procura-se informação, discutem-se vários caminhos, e culmina com a apresentação final e entrega de um relatório à empresa em inglês, língua do desenvolvimento do projeto de cocriação de inovação. O projeto não prevê o desenvolvimento de protótipos físicos, consistindo na avaliação e sugestão de vários caminhos para o futuro em função das preocupações da empresa.

O “Link Me Up – 1.000 Ideias” tem um investimento de 5,9 milhões de euros e um financiamento de 4,7 milhões de euros de Fundo Social Europeu, através do programa Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia. Mais informações sobre o projeto podem ser consultadas em https://www.ipleiria.pt/projeto/link-me-up-1000-ideias/.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.