Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/19

Empresários pedem intervenção urgente do Governo

Produtores de vinho questionam preços das garrafas 55% acima dos valores pré-guerra após baixa do custo da energia

Garrafas de Vinho

A ANCEVE – Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas lamenta, em comunicado de 10 de fevereiro, que a baixa gradual do custo da energia, que se refletiu positivamente nos fretes de transporte em navio, não tenha ainda qualquer reflexo no fornecimento das garrafas, que continuam a ser colocadas no mercado com preços recorde.

De Norte a Sul do País, os produtores de vinho estão a ser confrontados com custos do vidro que estão em média mais de 55% acima dos valores pré-guerra e com alcavalas no seu fornecimento (taxa de energia, valor do transporte e exigência de pagamento antecipado). Ora, “se é certo que o custo energético teve um aumento, é inegável que este já está há vários meses a ser aliviado, estranhamente, não há qualquer reflexo no custo das garrafas”, alertam.

Acresce que continua a registar-se escassez de muitos modelos de garrafas (ao contrário do que acontece noutros países vinícolas concorrentes), o que tem obrigado os produtores a alterarem constantemente procedimentos e rotulagem, para adaptarem a sua produção aos modelos disponíveis, o que afeta gravemente a consistência das suas estratégias comerciais e de marketing.

De acordo com dados divulgados pelo Instituto da Vinha e do Vinho, Portugal produziu na última vindima cerca de 688 milhões de litros de vinho. Sendo que a maior parte do vinho Português é engarrafado, é bom de ver não só a importância que o vidro tem para este setor, mas além disso, como o vinho é o principal exportador de vidro português para os quatro cantos do mundo.

Para muitos produtores, sobretudo os que se posicionam em segmentos mais competitivos, o aumento do custo do vidro, que não tem paralelo noutros países, deixa-os dramaticamente fora do mercado.

A ANCEVE pede pois ao Governo que estabeleça urgentemente uma plataforma de diálogo, para que, sob o seu alto patrocínio, representantes dos sectores do vinho e do vidro possam analisar a situação e procurar a forma mais eficaz de abordar e resolver este gravíssimo problema.

Fundada em 1975, a ANCEVE – Associação Nacional dos Comerciantes e Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas representa produtores e engarrafadores de vinhos e bebidas espirituosas das principais regiões do País.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.