Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/22

Espontaneidade do Carnaval de Torres Vedras invadiu as ruas de Lisboa

Carlos Moedas condecorado com o título “Marquês dos Eventos do Carnaval de Torres Vedras”

Apresentação do Carnaval de Torres Vedras no palco do Rossio

A Embaixada Real do Carnaval de Torres Vedras viajou até Lisboa, na manhã deste sábado, dia 11 de fevereiro. A comitiva com cerca de 750 foliões partiu de autocarro do Parque Regional de Exposições pelas 9h00, acompanhada por uma caravana de motociclistas.

Os Reis do Carnaval de Torres Vedras, as associações carnavalescas, os grupos de mascarados, as bandas, os cabeçudos, as matrafonas e os demais foliões deram forma a esta Embaixada Real do Carnaval de Torres Vedras que rumou à Praça dos Restauradores, em Lisboa.

Chegados à capital, desfilaram até à Praça Dom Pedro IV onde foram recebidos pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, pela presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, pela subdiretora-geral da Direção-Geral do Património Cultural, Rita Jerónimo, e pelo presidente da Promotorres EM, Rui Penetra.

Naquele local, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras dirigiu-se à multidão de foliões recordando que em março de 2022 o Carnaval de Torres Vedras foi inscrito como Património Cultural Imaterial Nacional. Laura Rodrigues referiu que “honra-nos muito essa distinção e ela tem muito a ver com as nossas particularidades, com aquilo que nos distingue de outros carnavais do país”.

De seguida, as Suas Altezas Reais condecoraram o ministro da Cultura com o título de “Duque do Património Cultural do Carnaval de Torres Vedras”.

O ministro da Cultura afirmou ser uma enorme alegria “poder associar-me a este início das celebrações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras”. Pedro Adão e Silva destacou que “a cultura tem um papel fundamental nas nossas sociedades e a principal função da cultura é aproximar-nos uns aos outros, seja no Teatro Nacional, (…) seja no cortejo do Carnaval”.

A cerimónia terminou com a música “São 100 anos de Carnaval”, lançada na passada sexta-feira à meia-noite. Este tema que celebra o Centenário do Carnaval de Torres Vedras é interpretado por NBC e Susana Félix, tem letra de Sérgio Lopes e música de Nelson Canoa.

A Embaixada Real seguiu até à Praça do Município, num desfile que surpreendeu quem passeava pelas ruas da cidade lisboeta. Nos Paços do Concelho foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e pelo vereador da Cultura, Diogo Moura.

Na varanda daquele edifício, Laura Rodrigues agradeceu a disponibilidade da Câmara Municipal de Lisboa para receber esta “manifestação de alegria e boa disposição”. Carlos Moedas também se dirigiu à multidão que estava na Praça do Município, referindo que este “é o Carnaval da liberdade e da democracia”, acrescentando que “nunca nos devemos esquecer que a democracia não é o direito a ser igual, é o igual direito a ser diferente”.

Na ocasião, Suas Altezas Reais condecoraram o presidente da Câmara Municipal de Lisboa com o título “Marquês dos Eventos do Carnaval de Torres Vedras”.

Depois de uma passagem pelo Terreiro do Paço, a Embaixada Real seguiu para a Praça do Rossio e regressou a Torres Vedras.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.