Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/24

Cerca de 55 mil pessoas saíram à rua este domingo

Carros alegóricos, muitos reis e uma enchente saíram à rua no Carnaval de Torres Vedras

Atuação de grupo de bombos e cabeçudos

Cerca de 55 mil pessoas saíram à rua este domingo, 19 de fevereiro, para viver o primeiro corso diurno desta edição do Carnaval de Torres Vedras. “Aqui quem reina é o folião!” lia-se no cartaz que abria caminho a um dos grupos de mascarados, refletindo o espírito de que o Carnaval de Torres Vedras é feito.

Os seis carros alegóricos saíram à rua pela primeira vez, apresentando toda a sua sátira junto dos foliões: das agruras do Zé Povinho ao circo da política local, sem esquecer António Guterres (ou “Yoda Guterres”) que tenta por ordem no xadrez mundial de uma guerra sem estrelas.

Em ano de celebração do Centenário do Carnaval de Torres Vedras, os Reis fizeram-se acompanhar pelos seus antecessores, num carro alegórico que foi criado especialmente para a árdua tarefa de transportar tanta realeza de uma só vez.

As associações carnavalescas saíram à rua com toda a sua pujança, a que se juntaram incontáveis grupos de mascarados, cabeçudos, zés-pereiras, bombos e cavalinhos, num frenesim de sonoridades que caracterizam estes festejos carnavalescos.

Vários grupos de foliões homenagearam os reis e rainhas do Carnaval (de corno e abanico na mão, como manda a tradição), bolos de aniversário, cocotes, matrafonas “Corneta”, de vestido verde, e outras em trajes menores. As homenagens estenderam-se aos antigos Reis (e até ao comboio que os traz à cidade), mas também às batalhas de flores que caracterizavam o Carnaval nos anos 30 do século XX.

Desfile de carros alegóricos

Ao final da tarde, os carros espontâneos preparados com afinco entraram no corso, levando consigo milhares de foliões de sorriso no rosto e ritmo no pé. Para muitos que ainda povoam as ruas do centro da Cidade, a “cereja no topo do bolo” é mesmo a entrada do Tó’Candar Paladin, com a Banda Baco a revisitar alguns dos temas mais emblemáticos do Carnaval de Torres Vedras.

Este domingo ficou, ainda, marcado pela realização do programa Somos Portugal, da TVI, a partir da Praça 25 de Abril, mostrando o Carnaval de Torres Vedras ao longo de uma emissão televisiva de seis horas.

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Promotorres EM. Conta com Certificação ambiental: EcoEvento Valorsul e apoio Oeste Portugal.

    Fonte: AC|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.