Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Leiria

Construção de ciclovia em Monte Redondo arranca esta semana

Ciclovia

Tiveram início esta segunda-feira, dia 6 de março, os trabalhos de construção de uma ciclovia partilhada na EN109-9, entre Monte Redondo e a Aroeira, num investimento de 600 mil euros e com um prazo de execução de 270 dias.

O projeto prevê a criação de uma via partilhada para bicicletas e peões com início após a linha ferroviária, junto ao Colégio Dr. Luís Pereira da Costa, até ao pontão da Aroeira, numa extensão de 1.090 metros, com recurso à construção de passadiços em madeira de pinho em parte do traçado, onde as características topográficas do terreno, nomeadamente os cursos de água e as zonas de cheias, não permitem outro tipo de construção.

Para além da reformulação do espaço público existente junto à escola e da passagem pedonal ferroviária, este troço ficará também adaptado ao acesso a pessoas com mobilidade reduzida, sendo pontual a intervenção na faixa de rodagem.

Os trabalhos incluem o reposicionamento do monumento aos Combatentes do Ultramar, assim como do mobiliário urbano existente, a reformulação da escadaria de acesso ao fontenário e lavadouro e a criação de duas novas passadeiras, melhorando a segurança pedonal do local.

Encontra-se ainda prevista a reconstrução de muros e a recolocação de marcos de quilómetro, de bocas de incêndio, de caixas de visita da rede de saneamento e das bases dos resíduos sólidos urbanos, sendo que os acessos particulares com ligação à via nacional serão também requalificados, nomeadamente os locais de encaminhamento das águas pluviais.

Esta ciclovia está inserida no plano do Município de criação de mais vias que promovam a mobilidade suave no concelho, bem como hábitos de vida saudável.

  Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.