Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

Manoj Patel visita o CDRSP, na Marinha Grande, entre os dias 11 e 21 de março

Politécnico de Leiria recebe investigador do Conselho para a Investigação Científica e Industrial

Manoj K. Patel

O Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto do Politécnico de Leiria, na Marinha Grande, vai receber o investigador e professor associado da Organização Central de Instrumentos Científicos (CSIO), em Chandigarh, Índia, Manoj K. Patel, entre os dias 11 e 21 de março. A CSIO está integrada no Conselho para a Investigação Científica e Industrial (CSIR), uma das maiores organizações de investigação com financiamento público do mundo.

Durante a sua visita, Manoj Patel vai apresentar três seminários. O primeiro acontece dia 14 de março, pelas 11h, e pretende aprofundar o conhecimento sobre o CSIR-CSIO: ‘O CSIR-CSIO: Rumo à excelência na investigação para alcançar os objetivos de Desenvolvimento Sustentável necessários para a humanidade e prosperidade’.

No dia 16 de março, pelas 11h, o seminário é dedicado ao tema ‘Fundamentos da pulverização eletrostática e panorama tecnológico na indústria agroalimentar e na área da saúde’.

‘Life Beyond 2030: Avanços recentes e a colaboração entre o Politécnico de Leiria, Portugal e o CSIR-CSIO, Índia’ é o tema do terceiro seminário, que acontece dia 20 de março, pelas 16h.

A visita do investigador Manoj Patel acontece na sequência da assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Politécnico de Leiria e o CSIR-CSIO.

Manoj Patel é membro da Academia Indiana de Ciências Sociais, da Instituição de Engenheiros Eletrónicos e de Telecomunicações, da Academia de Ciências Nacionais da Índia, da Sociedade Eletrostática da América, da Vigyan Bharati, da Organização profissional de Engenheiros da Índia e da Sociedade Indiana de Engenheiros Agrícolas. É também o cientista principal do laboratório de Ciência da fabricação e instrumentação (MSI) do CSIO.

As suas áreas de investigação são a atomização eletrostática de líquidos, a tecnologia de pulverização eletrostática, a tecnologia de partículas carregadas no ar para redução da poluição atmosférica, a pulverização eletrostática para descontaminação de superfícies e desinfeção e sanitização eficazes, a segurança alimentar e nutrição, os nanogeradores, a agricultura de precisão, os sistemas robóticos autónomos para agricultura, os UAVs e a pulverização eletrostática aérea.

Os seminários são abertos ao público. A inscrição é gratuita e obrigatória através do link: https://cdrsp.ipleiria.pt/cdrspseminarios/inscricoes/

      Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.