Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/17

Alunos e docentes do básico e secundário podem pré-inscrever-se até 8 de maio

Prémio Pedro Matos desafia comunidade escolar a desdramatizar ensino e aprendizagem da Matemática

Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria

‘Matemática: Tragédia ou Comédia?’ é o mote da 15ª edição do Prémio Pedro Matos, promovido pelo Instituto Politécnico de Leiria. O Prémio desafia os alunos e professores do ensino do 3.º ciclo do ensino básico e do secundário a refletir sobre como desdramatizar o ensino e a aprendizagem da Matemática, procurando desconstruir a sua faceta mais hermética. Por outro lado, pretende-se sensibilizar para as consequências da iliteracia matemática, que tem originado tragédias de diversa ordem e outros desfechos do domínio trágico-cómico ou mesmo da comédia.

Alunos e professores são convidados a apresentar trabalhos que abordem temas como as razões pelas quais a Matemática é geralmente considerada complicada/desafiante ou desesperante; abordagens inovadoras do ensino da Matemática; humor no ensino da Matemática e recomendações de boas práticas para prevenir tragédias futuras devidas à má utilização da Matemática, entre outros.

Ao Prémio Pedro Matos podem candidatar-se alunos do ensino secundário e do 3.º ciclo do ensino básico, individualmente ou em grupo (máximo de três alunos). Do grupo pode ainda fazer parte um professor do ensino secundário ou básico, ao qual caberá o papel de orientador. Os interessados devem realizar a sua pré-inscrição online até dia 8 de maio. A candidatura e entrega dos trabalhos decorre até 9 de junho.

Os trabalhos elaborados serão expostos no evento Mat-Oeste 2023, no dia 14 de julho, sugerindo-se a utilização de fotografias, desenhos, materiais interativos, vídeos, entre outros, de forma a despertar a curiosidade dos visitantes. Nas categorias ‘Prémio Pedro Matos’ e ‘Prémio Pedro Matos Júnior’ serão reconhecidos os três melhores trabalhos.

As normas e o regulamento do concurso podem ser consultados em https://premiopedromatos.ipleiria.pt/.

O Prémio Pedro Matos nasce como uma homenagem a Pedro Manuel Amado Roque de Matos, professor e investigador de mérito da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria, e tem como objetivo fomentar a criatividade e o interesse pela matemática e suas aplicações, bem como despoletar novos jovens talentos.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.