Edição: 283

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/6/25

“O Mestre Cão” é o nome do programa de Terapia Assistida por Animais, desenvolvido pela ÂNIMAS

Chamusca cria projeto piloto de terapia assistida por animais

“O Mestre Cão” é um programa de Terapia Assistida por Animais (TAA) desenvolvido pela ÂNIMAS dirigido a crianças do 1º ciclo

O Município da Chamusca assinou, recentemente, um protocolo de parceria com a Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social – ÂNIMAS e o Agrupamento de Escolas da Chamusca (AEC), que visa a implementação de um projeto piloto destinado a apoiar crianças do primeiro ciclo, através do programa “O Mestre Cão”.

“O Mestre Cão” é um programa de Terapia Assistida por Animais (TAA) desenvolvido pela ÂNIMAS dirigido a crianças do 1º ciclo, com vista à promoção de competências sócio emocionais, cognitivas e psicomotoras.

O projeto piloto, adaptado às necessidades do Município, está a decorrer na Escola Básica da freguesia da Carregueira, no concelho da Chamusca, e irá prolongar-se ao longo do segundo semestre de aulas. As sessões são semanais, destinadas aos alunos do primeiro ano de escolaridade e têm como objetivo promover a saúde mental, prevenir ou reduzir dificuldades emocionais e comportamentais, melhorar a qualidade dos relacionamentos interpessoais, promover a motivação para a aprendizagem e melhorar o ambiente escolar.

Todas as sessões são planeadas, implementadas e avaliadas de acordo com objetivos específicos e dirigidas pela psicóloga, Ana Costa, que se faz acompanhar por um cão de terapia (uma cadela de nome Kiara) de raça Podengo. A dupla terapêutica, psicóloga e cão, é certificada pela ÂNIMAS, encontrando-se apta para realizar Intervenções Assistidas por Animais.

Os resultados serão avaliados no final do ano letivo, mas os benefícios, esses já são notórios, entre eles a promoção de momentos de bem-estar, a estimulação da motivação e da atenção, bem como a criação de momentos de expressão emocional e de interações sociais positivas.

De acordo com Cláudia Moreira, vice-presidente da Câmara Municipal da Chamusca “a implementação deste projeto piloto visa explorar, através da parceria com a ÂNIMAS, novas formas de intervenção nas nossas escolas. No final desta fase, será feita uma avaliação do impacto conseguido e da possibilidade de poder ser implementado noutras turmas”.

A ÂNIMAS é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS)/Instituição com Utilidade Pública, constituída por uma equipa multidisciplinar que trabalha no sentido de proporcionar aos indivíduos com diversidade funcional um recurso habilitador que aumente o seu nível de independência e autoestima. Seja através da cedência de Cães de Assistência como também da promoção de programas de Intervenções Assistidas por Animais. Esta entidade apresenta várias acreditações internacionais, nomeadamente, ao nível do trabalho realizado com os Cães de Assistência, pela Assistance Dogs International, pela Assistance Dogs Europe e pela International Association Of Human Animal Interaction Organizations, como também no que respeita ao trabalho nas Intervenções Assistidas por Animais, pela Animal Assisted Interventions – International.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.