Edição: 282

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/5/29

Empresário de Campo Maior também foi benemérito no concelho

Câmara Municipal de Tomar aprova voto de pesar pelo falecimento do comendador Rui Nabeiro

Rui Nabeiro faleceu aos 91 anos

A Câmara Municipal de Tomar, reunida no dia 20 de março de 2023, aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do comendador Rui Nabeiro, fundador da empresa de cafés Delta, expressando sentidas condolências à família.

A deliberação tomada em minuta realça que “Manuel Rui Azinhais Nabeiro é uma figura incontornável da sociedade portuguesa a partir de meados do século XX. Muito mais do que um mero empresário de sucesso que conseguiu criar, apenas com o seu trabalho, aquela que será hoje, provavelmente, a mais icónica marca de café portuguesa, alavancou com ela todo um concelho, num território fortemente marcado pelo peso da interioridade.

Porém, o comendador Rui Nabeiro não estagnou no gozo dos seus proventos. Ciente de onde vinha, quis que os seus investimentos tivessem sempre um impacto significativo na vida do povo campomaiorense, quer diretamente na criação de postos de trabalho, quer promovendo a área social, o desporto, a cultura, o ensino, a investigação.

Não se cingiu, todavia, à sua terra. Empresário com escrúpulos, soube fazer um marketing quase de passa palavra, colocando os seus produtos ao serviço de entidades e eventos em que argutamente distinguiu a relevância, com mais-valias claras para as duas partes.

Desse modo se foi cruzando também frequentemente com Tomar, apoiando festas, eventos, projetos ou equipas, sempre que lhes reconhecia mérito já firmado ou capacidade para o firmar. Foi aqui muito estimado, partilhando o encanto da sua terra com a nossa, assente na magia e policromia das ruas enfeitadas com flores de papel.

É, pois, com tristeza que o vemos partir, certos de que, no mundo inteiro, pouca gente continuará a beber um café relembrando a imagem do seu criador como acontece em Portugal.”

    Fonte: GCI|CMT

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.