Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/25

Investimento superior a 700 mil euros

Câmara da Marinha Grande reabilita Polidesportivo de Casal de Malta e adere ao Programa de Educação Olímpica

Inauguração da requalificação do Polidesportivo de Casal de Malta

A Câmara Municipal da Marinha Grande inaugurou, esta quarta-feira, 5 de abril, a reabilitação do espaço público no Bairro Municipal Social de Casal de Malta, na sequência de uma intervenção que representou um investimento superior a 700 mil euros.

Numa manhã marcada por atividades desportivas e lúdicas, promovidas com a participação de associações desportivas e instituições sociais do concelho, foi descerrada a placa inaugural do novo polidesportivo, na presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; do presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino; do presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro; dos vereadores Ana Alves Monteiro, João Brito, Ana Laura Baridó e António Fragoso; da presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa; dos atletas olímpicos Raimundo Santos, Paulo Guerra, Domingos Castro e Joaquim Videira, entre outras entidades e convidados.

A obra executada pelo Município representou um investimento de 721 mil euros e consubstancia-se numa melhoria do espaço urbano envolvente aos edifícios. Foi assegurada a requalificação dos arranjos exteriores, com criação de lugares de estacionamento, bem como um novo arruamento a ligar os existentes. O polidesportivo foi reabilitado, tendo sido criada uma zona com equipamentos promotores de atividade física. Existem ainda zonas ajardinadas, zonas de estar com bancos, papeleiras, entre outros elementos de mobiliário urbano.

A inauguração decorreu no âmbito da cerimónia da celebração do protocolo de colaboração entre o Município da Marinha Grande e o COP, para a implementação do Programa de Educação Olímpica (PEO) no concelho e o reconhecimento do atleta marinhense Raimundo Santos, pelos 30 anos da sua participação nos Jogos Olímpicos de Barcelona ’92.

Atletas olímpicos apadrinharam a adesão da Marinha Grande ao Programa de Educação Olímpica

Na ocasião, o presidente da Câmara explicou que, com a adesão ao PEO “pretendemos trabalhar em conjunto com o COP para promover o Olimpismo, os Jogos Olímpicos, o gosto pela prática desportiva e os hábitos de vida saudável, através dos Valores Olímpicos da excelência, amizade e respeito”. Aurélio Ferreira agradeceu ao COP a possibilidade de parceria nesta “nesta nobre missão de educar pelo desporto e pelo exemplo do trabalho, esforço, entre-ajuda e espírito de equipa, com recurso a um programa pedagógico validado pela Direção-Geral de Educação”.

O presidente Aurélio Ferreira salientou que “quem melhor do que a Marinha Grande para implementar o Programa de Educação Olímpica, quando temos o orgulho de registar na nossa história aquele que foi o primeiro atleta olímpico do concelho e do distrito, Raimundo Santos. O seu exemplo inspira todos os atletas do concelho a perseguir o esforço, o trabalho e a excelência”.

O presidente do COP deixou o seu “agradecimento ao reconhecimento da Câmara Municipal ao atleta Raimundo Santos, lembrando o seu histórico desportivo, a sua participação olímpica e apresentando-o como exemplo para as novas gerações, no sentido de que, com trabalho, dedicação, disciplina e algum talento é possível estar presente no maior palco desportivo à escala global, como são os Jogos Olímpicos”.

José Manuel Constantino destacou que, para além dos resultados, “o desporto encerra também um conjunto e valores que ao longo da história tem procurado ser transformado em instrumento educativo, razão pela qual o exercício do desporto faz parte dos currículos escolares”. Por fim, agradeceu às escolas que venham a integrar as iniciativas no âmbito do programa.

O atleta marinhense Raimundo Santos agradeceu, com emoção, a homenagem, lembrando que “foi um orgulho para mim poder representar Portugal, numa altura em que Lisboa ainda ficava a cerca de três horas de viagem da Marinha Grande e um um gosto tremendo ter cultivado as amizades que cultivei”. Valorizou o seu “relacionamento de 40 anos com os olímpicos Paulo Guerra e Domingos Castro, que são do mais alto gabarito a nível internacional, pelas suas participações em campeonatos do mundo e jogos olímpicos”.

A sessão compreendeu ainda a apresentação do Programa de Educação Olímpica, que já existe em 281 estabelecimentos de ensino, envolvendo 916 professores, de todo o País, por Rita Nunes, do Departamento de Educação e Memória Olímpica do COP.

O programa terminou no Estádio Municipal, para descerramento da placa alusiva à Pista Raimundo Santos, no âmbito dos 30 anos da participação do atleta nos Jogos de Barcelona, que recebeu o seu nome na sequência da deliberação da Câmara Municipal, tomada em 11 de novembro de 2010.

Fonte: GCI|CMMG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.