Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/23

De 20 a 23 de abril

Óbidos recebe Festival Latitudes – Literatura e Viajantes

Cartaz

Em 2023, Óbidos não vai mudar de coordenadas, mas vai receber o Festival Latitudes – Literatura e Viajantes, de 20 a 23 de abril, inserido na programação “Óbidos Vila Literária”.

Viagens escritas, faladas, ilustradas, por livrarias, por terra, céu e mar e até à mesa, são algumas das propostas de um fim de semana alargado que vai reunir, em Óbidos, nomes sonantes da Literatura e das Viagens. Realizam-se lançamentos de livros, exposições, oficinas e experiências literárias para os mais novos, workshops, jantares temáticos literários, música e conversas sem tempo aos finais de dia. Este ano, a organização oferece ainda um conjunto de atividades para os públicos escolares.

Nesta 5ª edição, o evento conta com uma nova atividade relacionada com a identidade do concelho. A Viagem pela minha terra será uma atividade estruturada em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho de Óbidos, que terão um papel fundamental na identificação dos lugares, heranças, tradições e na mediação com os agentes culturais e produtores locais. Tenciona-se que cada lugar proposto seja representativo das suas localidades, dando a conhecer a sua cultura e identidade.

A Viagem terá como ponto de partida a Vila e percorrerá sete lugares do concelho, com paragens entre 15 a 20 minutos em cada um dos lugares.

Os viajantes terão a oportunidade de observar o território paisagístico e natural de Óbidos, conhecer tradições e costumes locais, experimentar uma prática tradicional, degustar produtos locais e ouvir testemunhos de fazeres e saberes de outrora.

No dia 22 de abril, vai ser apresentada a ópera Vénus e Adónis, no Auditório Municipal Casa da Música, uma produção do Grupo Coral Alma Nova, com o Maestro titular Fernando Lino e com participação da Orquestra Sinfonietta d’ Óbidos, Coro Infantil Municipal de Óbidos e Grupo Coral Alma Nova. Criação: Workshop A Voz em Coro.

Segundo a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Óbidos, “o festival Latitudes tem vindo a crescer, de ano para ano, fortalecendo cada vez mais laços de identidade e território, numa estratégia de promoção e divulgação dos locais, do seu património material e imaterial”. Entrando na quinta edição deste evento, Margarida Reis quer “que o Latitudes cresça e se transforme num dos eventos temáticos mais relevantes do País”. “Esta 5ª edição do Festival Latitudes acrescenta uma viagem pelo território do concelho descentralizando o evento, ficando este mais próximo das nossas comunidades, dando-lhes a oportunidade de poderem participar livremente com o melhor da sua identidade, criando pontes de ligação no presente e futuro”, revela a autarca.

O Latitudes decorre por vários espaços da Vila de Óbidos nomeadamente na Biblioteca Municipal – Casa José Saramago, Livraria de Santiago, Livraria do Mercado, Espaço MyMachine, Espaço Ó, Auditório Municipal Casa da Música e Museu Abílio. As ruas de Óbidos serão palco de animação e do encontro de Urban Sketchers.

Recorde-se que o festival teve a sua primeira edição em 2017 resultante do empenho da autarquia e de vários parceiros, entre editoras, livrarias, restaurantes e hotéis que se juntaram para organizar este encontro ligado à literatura e às viagens.

O Município de Óbidos tem como objetivo a organização de eventos culturais, através do desenvolvimento da estratégia Vila Literária, posicionando culturalmente Óbidos, e consequentemente Portugal, contribuindo, deste modo, para o desenvolvimento da economia local e nacional. Óbidos – Cidade Criativa da Literatura, ao longo do ano, contempla vários projetos de diversas iniciativas de relevância cultural e diferenciação turística no domínio da Literatura.

     Fonte: DV|GCD|CMO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.