Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/20

“Chapati” é confecionado no âmbito do projeto “Pão para Tod@s”

Família indiana na Marinha Grande confeciona pão na “Semana da Interculturalidade”

Pão tradicional indiano é denominado “chapati”

Para assinalar a Semana da Interculturalidade, que está a decorrer a nível nacional, de 3 a 16 de abril, uma família indiana a residir na Marinha Grande confecionou o seu pão tradicional denominado “chapati”, no âmbito do projeto “Pão para Tod@s”.

Trata-se de uma das atividades do programa da Semana da Interculturalidade, organizado pelo Município da Marinha Grande e pela Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) Portugal, com a parceria da União das Freguesias de Marrazes e Barosa (UFMB), que pretende estimular o diálogo e a relação entre culturas e sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural.

Uma equipa com elementos das três entidades foi recebida na casa de uma família indiana, que reside na Marinha Grande há quase uma década, para conhecer o modo de preparação do seu pão tradicional. Por entre explicações e demonstrações de ingredientes e receitas, foram feitas partilhas acerca do percurso da família até à sua chegada à capital do vidro. Atravessaram continentes, em busca de melhores condições e oportunidades de vida, que não conseguiram encontrar no país de origem, para os adultos e os dois filhos menores do casal.

Os aromas, cores e paladares dos vários tipos de “chapati”, foram acompanhados com as mensagens acerca das expectativas, determinação para enfrentar os desafios e a esperança de alcançarem os sonhos de cada membro da família, que pretende que sejam erguidos na Marinha Grande, que, segundo relataram, tão bem os recebeu e integrou.

Família indiana e membros da organização

Neste encontro intercultural e de partilha, foram realizados registos fotográficos e videográficos para a produção e realização do documentário “Há Pão Para Tod@s _ interculturalidade”, que será exibido posteriormente e incluirá também os depoimentos de famílias de outras culturas e nacionalidades, a residir noutros concelhos do distrito de Leiria.

Em data a anunciar, será realizado um encontro, num forno comunitário, entre o maior número de famílias participantes e outros parceiros e elementos das comunidades, onde serão cozinhados e partilhados os diferentes pães.

Fonte: GCI|CMMG

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.