Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Caldas da Rainha

Serviço de Obstetrícia e do Bloco de Partos do Centro Hospitalar do Oeste vai ser requalificado

Sala de partos do Centro Hospitalar do Oeste

A maternidade do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), localizada na Unidade de Caldas de Rainha, vai receber um investimento de 726.255,60 € para obras de remodelação e requalificação e para a aquisição de novos equipamentos.

Uma parte do investimento, no valor total de 401.255,60 €, foi atribuído no âmbito da candidatura apresentada ao Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde e resulta da análise e decisão da Direção Executiva do SNS (DE-SNS) à proposta apresentada pelo CHO.

O CHO vai ainda beneficiar de um reforço no valor de 325 mil euros, que resulta da disponibilidade demonstrada pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha em apoiar este projeto.

A requalificação do Bloco de Partos é uma medida estruturante na criação de condições de qualidade e segurança para as grávidas e acompanhantes, recém-nascidos e profissionais de saúde, contribuindo de forma significativa para a humanização e segurança dos cuidados prestados. Pretende dotar a Unidade com quartos de parto individuais, onde a parturiente permaneça durante o trabalho de parto, parto e recuperação pós-parto.

De realçar que o Bloco de Partos do CHO nunca foi intervencionado em termos de obras de fundo, constituindo esta intervenção uma oportunidade única na resolução dos problemas de infraestrutura.

Entre os investimentos mais relevantes, destaca-se a aquisição de ecógrafo para obstetrícia, ventiladores neonatais de transporte, CTG, Doppler fetal, cama de parto, berços e monitores multiparamétricos para grávidas e neonatais, reforçando a vigilância do bem-estar materno-fetal.

A contínua requalificação infraestrural e tecnológica do Hospital é considerado pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste como fundamental para a melhoria da qualidade do serviço de saúde à população e na atratividade de novos profissionais para este serviço.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), abrangendo 292.5346 habitantes.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.