Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/26

Transporte gratuito para cuidados de saúde da população idosa

Vereadores do PS de Alcobaça apresentam programa de mobilidade "Táxi Saúde + 65”

Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira

Os vereadores do Partido Socialista de Alcobaça apresentaram em reunião de Câmara um programa de mobilidade que visa dotar a População idosa em Alcobaça de transporte gratuito para cuidados de saúde através do programa “Táxi Saúde + 65. O projeto irá agora ser analisado e deverá vir a votação numa das próximas reuniões de Câmara.

Os autarcas do PS justificam a sua iniciativa com os problemas enfrentados pelos centros de saúde no município de Alcobaça devido à falta de pessoal clínico, que têm afetado a população, especialmente os grupos de maior risco, como os idosos. A fim de melhorar a acessibilidade a cuidados de saúde, o PS propôs a criação do programa “Táxi Saúde + 65”, que disponibilizará transporte gratuito em táxis para pessoas com mais de 65 anos e com rendimentos iguais ou inferiores ao valor do IAS/2023 (480,43 euros) para deslocações a consultas, tratamentos, exames complementares de diagnóstico e internamentos no Hospital ou Centros de Saúde.

As autarquias têm competências na área social e da saúde e podem desempenhar um papel relevante no combate à pobreza e exclusão social. A atual situação nos centros de saúde em Alcobaça obriga os utentes a deslocações longas e espera interminável para obter consultas, tratamentos ou exames complementares de diagnóstico. Com o envelhecimento da população e o isolamento social, para os socialistas, é importante que sejam implementadas medidas para apoiar a população idosa no acesso a cuidados de saúde.

O programa “Táxi Saúde + 65″ visa facilitar o acesso da população idosa, economicamente carenciada, a consultas, tratamentos ou exames complementares de diagnóstico e terapêutica. Serão disponibilizadas viaturas adequadas ao transporte de doentes, garantindo a segurança nos casos de mobilidade reduzida, através do estabelecimento de parcerias com as entidades licenciadas para o efeito.

A proposta inclui a elaboração de regulamento que estabeleça as normas de funcionamento do Programa Municipal de Apoio ao Transporte da População Sénior para Serviços de Saúde – “Táxi Saúde + 65”.

Com essa medida, o PS Alcobaça pretende oferecer uma solução para melhorar a qualidade de vida da população idosa e combater a exclusão social.”

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.